Com um recém-nascido em casa e se recuperando de uma cesariana, a agente de atendimento Priscila Nóbrega ficou com a filha mais velha doente e encontrou na teleconsulta a solução para um atendimento rápido e seguro para a criança, que não apresentava queixas graves. Esse tipo de atendimento médico, que foi fundamental durante a pandemia de covid-19, ganhou a confiança dos brasileiros e é cada vez mais utilizado.
No caso de Priscila, o serviço é disponibilizado pela Unimed João Pessoa, maior operadora de planos de saúde da Paraíba, com uma carteira de 165 mil clientes. Ele é indicado em casos de sintomas leves, evitando que os clientes precisem se deslocar até um hospital.
Para Priscila, o serviço foi essencial para agilizar o atendimento à filha, Maria Clara. “A médica me ligou e me deu todas as orientações e mandou a receita. Fizemos o tratamento e Maria Clara melhorou. Foi a melhor solução, porque eu não teria como ir ao hospital com um bebê e recém-operada”, disse.
ACESSO FACILITADO
A pediatra Lúcia Gadelha, que atua na teleconsulta da Unimed JP, destacou que o serviço melhora a assistência infantil e também facilita a rotina dos pais, que conseguem conciliar a busca pelo atendimento médico com outras atividades. “Entre as vantagens da teleconsulta, está a agilidade, uma vez que os pais não precisam se deslocar para uma unidade de saúde”, comentou. A médica lembrou ainda que utilizando o atendimento remoto, os pais evitam a exposição da criança aos hospitais e o risco de contato com outras doenças. Ou seja, é mais segurança para os pequenos.
QUANDO PROCURAR
Abaixo estão alguns exemplos de situações de baixa complexidade apontadas pela pediatra Lúcia Gadelha em que os pais podem procurar o serviço de teleconsulta:
– Quando o atendimento presencial não for essencial ou possível, exceto urgências;
– Para esclarecer dúvidas relacionadas à saúde da criança, como vacinação;
– Para renovar receitas de uso contínuo (é necessário apresentar a receita anterior);
– Ver e analisar resultados de exames;
– Solicitar suporte assistencial e triagem para outros profissionais, como encaminhamentos para psicólogo e nutricionista.
COMO ACESSAR
A teleconsulta da Unimed João Pessoa disponibiliza atendimento ambulatorial com clínico ou pediatra para clientes próprios ou de Intercâmbio (outras Unimeds). O serviço funciona todos os dias da semana, das 7h30 às 19h.
Para ser atendido, é só acessar a área da teleconsulta no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/teleconsulta/) e fazer o agendamento com a equipe de enfermagem, que realiza uma triagem inicial.
Esse processo também pode ser feito pelo aplicativo Unimed JP. É só clicar em “agendamentos” e seguir o passo a passo que aparece na tela. Outra opção é ligar para o telefone 2106-0630.