O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança, conforme recomendam os órgãos de saúde. Para que a mulher consiga amamentar e se dedicar a esse momento, é preciso apoio para cuidar da saúde física e mental. A amamentação e o cuidado com a saúde das mamas é o tema desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa.
Para falar sobre o assunto, que está relacionado à campanha Agosto Dourado, que chama a atenção para a importância da amamentação, a apresentadora Linda Carvalho recebeu a pediatra Kátia Laurenano, coordenadora de Neonatalogia da maternidade da Unimed João Pessoa, e a mastologista Tarciane Campos. Durante o episódio, as médicas reforçaram a importância do leite materno para a saúde da criança, além da necessidade de a mulher contar com uma rede de apoio nessa fase.
A pediatra Kátia Laureano lembrou que, se possível, as mães devem amamentar na primeira hora de vida do bebê, a chamada “Golden Hour”. “Essa sucção precoce, na primeira hora, vai facilitar a continuidade do processo de amamentação e da produção do leite”, explicou a médica. Ela ainda destacou a importância do aleitamento para a imunidade do recém-nascido.
No momento da amamentação, algumas mulheres podem sentir incômodo nas mamas ou até mesmo sofrer com fissuras ou mastite, que é uma inflamação no seio. A mastologista Tarciane Campos deu orientações sobre como cuidar das mamas nesse período. “A mastite é um processo inflamatório que pode se tornar infeccioso”, alertou. Ela orientou que é preciso cuidar do problema nas primeiras 24 horas para evitar que a mastite se torne infecciosa. Entre as medidas que a mulher deve adotar, estão esvaziar a mama, estimular a amamentação e fazer massagens no local para facilitar a liberação do leite.
Episódios semanais
Produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa, o videocast aborda temas nas áreas da saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de trazer as principais novidades sobre a medicina.
Novos episódios são publicados toda quinta-feira no YouTube e no Spotify. O “Sem Contraindicação” também fica disponível no Portal Unimed João Pessoa, que tem uma seção exclusiva para o videocast.