Fisioterapeuta Flávia Galindo, da Plastic Premium, explica que os benefícios se aplicam a diferentes tipos de pós-operatório
A cirurgia bariátrica, apesar de ser um procedimento que representa um novo começo para muitos pacientes, também exige um período de recuperação cuidadoso. Nesse contexto, a técnica conhecida como taping tem se destacado como uma ferramenta complementar valiosa para auxiliar nesse processo, ao proporcionar mais conforto e bem-estar, acelerando a cicatrização.
O taping consiste na aplicação de bandagens adesivas elásticas sobre a pele, em locais estratégicos do corpo. Essas fitas, quando aplicadas corretamente por um profissional, geram diversos benefícios, como a redução da formação de seromas, que são acúmulos de líquidos, diminui a dor e acelera a cicatrização.
De acordo com a fisioterapeuta Flávia Galindo, da Plastic Premium, referência em cirurgias plásticas, os benefícios do taping não se aplicam apenas a pacientes que fizeram a bariátrica. “Em praticamente todas as cirurgias, o recurso acelera a recuperação, a cicatrização, diminui a inflamação, a dor e o desconforto, além das equimoses, que são as marcas roxas”, explica.
Para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, o taping oferece benefícios adicionais, como a melhora da função respiratória. “A intervenção cirúrgica no estômago pode causar alterações na função respiratória devido à mudança no volume do abdome. O taping pode ajudar a melhorar a respiração, reduzindo a dor e o desconforto”, comenta Flávia. As fitas podem ser utilizadas, ainda, para corrigir desvios posturais, que tendem a surgir após a cirurgia devido às mudanças no corpo do paciente.
Já para os que se submeteram a outros tipos de cirurgia, o taping é um aliado na melhora da circulação sanguínea e linfática na região aplicada. A técnica ajuda, também, a aproximar as bordas da incisão cirúrgica, promovendo uma cicatrização mais uniforme e estética. A prevenção de aderências, que são tecidos cicatriciais que podem causar rigidez e dor, também são benefícios do taping.
Indicação e utilização – O taping pode ser aplicado em diversas fases do pós-operatório de cirurgias- desde os primeiros dias após o procedimento, até a completa recuperação. A indicação e o tempo de uso da técnica devem ser avaliados individualmente por um fisioterapeuta especializado. “Quando a aplicação é feita ainda no intraoperatório, oferecemos todos os benefícios de imediato, minimizando algumas intercorrências. Contamos com a presença do médico, ainda no bloco cirúrgico, para direcionar o que ele deseja na intervenção”, explica Flávia.
A fisioterapeuta conta que é possível realizar drenagem linfática por cima do taping, mas o ideal é que seja feita sem nenhum produto, como creme ou óleo, pois isso pode comprometer a durabilidade da cola. Não há restrições a banhos usando as fitas do taping, pois o material é semi-impermeável e seca rapidamente. “É importante não deixar o material úmido antes de colocar a cinta por cima. Não passar nenhum produto e principalmente, jamais retirar puxando de vez, machucando a pele. O ideal é que seja aplicado e removido por um profissional”, acrescenta.
Sobre a Plastic Premium – A Plastic Premium é uma clínica de cirurgia plástica estética e reparadora e fisioterapia dermato-funcional especializada, que nasceu com a missão de oferecer um atendimento personalizado para quem precisa de intervenções reparadoras pós-bariátricas ou quem deseja realçar a beleza. A Plastic Premium oferece tratamentos estéticos não-cirúrgicos como preenchimentos e aplicação de botox, laser, Taping , serviços de fisioterapia dermato-funcional e demais procedimentos pós-operatórios, além de cirurgias estéticas convencionais, como abdominoplastia, lipoaspiração, aumento de mama, entre outras. Inaugurada em junho de 2024, a clínica funciona sob a direção do Cirurgião Plástico Marcelo Aquino, que conta com cerca de 20 anos de atuação. A Plastic Premium fica na Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 369, no CDO Especialidades, no Jardim Oceania. Para mais informações, siga @plasticpremiumjpa nas redes sociais. O telefone para contato é o (83) 987721312.