Uma noite marcada pela emoção e por sonhos realizados. Assim foi o Baile de Debutantes promovido pelo Projeto Cinderela, nesta quarta-feira (10), e que reuniu 38 adolescentes em situação de vulnerabilidade social da cidade de Cabedelo para uma celebração inesquecível. A iniciativa proporcionou uma festa repleta de encantamento e demarcou uma nova fase na vida das meninas.
Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana (SPMDH), o projeto é realizado desde 2018 e tem o objetivo de resgatar valores familiares e sociais, elevando a autoestima das adolescentes e mostrando que elas são capazes de concretizar sonhos.
Nesta edição, o evento ocorreu no Palazzo Cristal e contou com uma decoração deslumbrante, serviço de buffet, bolo cenográfico e de corte, doces finos, além da música animada do DJ Benévolo, e do sorteio de diversos brindes personalizados.

O prefeito André Coutinho compareceu ao Baile, acompanhado da primeira-dama, Nathália Coutinho, e relatou a satisfação em poder realizar um evento tão grandioso e importante para as adolescentes contempladas pelo projeto, reforçando o compromisso da gestão com o sonho de todas as 38 jovens.
“Estamos emocionados e felizes nesta noite. Há alguns meses atrás, nos reunimos e acreditávamos que não conseguiríamos realizar este evento. Porém, nos dedicamos, e honramos este compromisso com o Baile Cinderela, assim como tantos outros que temos honrado. O sonho dessas adolescentes e de seus familiares foi concretizado. Parabéns a todos que se empenharam por essa festa tão linda e organizada, preparada com tanto carinho”, declarou o prefeito de Cabedelo, André Coutinho, na abertura do evento.
A vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana, Camila Holanda, se emocionou ao chegar no evento e ser cumprimentada pelas debutantes e seus convidados. “Isso tudo é como um afago para o coração. Nós, como gestores públicos, podemos realizar esse sonho. Sabemos das dificuldades que essas meninas e seus familiares enfrentam diariamente em suas casas. Muitas delas dificilmente poderiam realizar esse sonho, e nós estamos proporcionando isso. Faz muito bem para o coração, vê-las felizes, curtindo, se abraçando, comemorando a vida”, afirmou Camila.
No evento, foi realizada a primeira valsa da noite, executada pelo prefeito e pela primeira-dama do município de Cabedelo, os dois foram acompanhados pelas debutantes e seus pares. Logo em seguida, o gestor municipal foi designado o “príncipe do Projeto Cinderela”, e convidou para dançar cada uma das adolescentes presentes na festa.
O Baile contou com a disponibilização de vestidos, penteados e maquiagem para as princesas, além da oferta de buffet e bolos. A SPMDH contou com a parceria de diversas secretarias municipais para a logística da celebração, e do Sistema Fecomércio, que, por meio do Senac, proporcionou a preparação de cabelo e maquiagem para todas as princesas. A noite mágica das debutantes foi coroada pela decoração e ambientação do salão de festas, com letreiros luminosos e diversos espaços instagramáveis. Alguns dos parceiros envolvidos na festa através dos serviços de alimentação e de estrutura de ambientes foram as empresas Classe A, Gouver Recepções e a Bely Festas.

A noite das debutantes contou com todo requinte e glamour. Para as adolescentes contempladas pelo projeto, participar da festa de 15 anos foi um sonho realizado. Entre elas, os depoimentos eram consonantes: a iniciativa da Prefeitura proporcionou um baile que nunca poderiam ter imaginado.
“Foi incrível. Cabelo e maquiagem excepcionais, toda a produção, a festa linda, estrutura maravilhosa. Não tenho palavras pra descrever, porque realmente é um evento surreal, é algo que toda menina sonha”, afirmou Alana Matias, moradora do bairro Jardim Camboinha e estudante da escola municipal Rosa Figueiredo de Lima.
A estudante da escola estadual João XXIII, Vitória Luzia, se emocionou e quase não conseguiu expressar a felicidade por participar do evento. Mas, a jovem moradora do bairro de Jacaré, quis demonstrar com poucas palavras o quão agradecida estava. “É um sonho. Tudo tão maravilhoso e todos tão atenciosos e gentis conosco o tempo todo. Esse é um evento lindo e bastante organizado. Eu não havia comemorado meu aniversário em casa, porque estava estudando e porque meus pais não tinham condições. E agora recebo essa benção de Deus”, relatou a garota.
O Cinderela conta com a inscrição prévia de jovens meninas residentes na cidade, com regularidade escolar confirmada e inscritas no Bolsa Família. As adolescentes contempladas puderam vivenciar um momento inesquecível, ao lado de suas famílias, que ficará para sempre em suas lembranças. O Baile já é um marco nas ações da gestão municipal, garantindo a realização de desejos e sonhos de jovens que desejam comemorar uma nova fase que se inicia, através de uma experiência única e de grande celebração.