Skip to content Skip to footer

Cacoal/RO vai receber pela primeira vez etapa nacional do circuito de xadrez

Cacoal/RO vai receber pela primeira vez etapa nacional do circuito de xadrez

Confederação Brasileira leva Aberto do Brasil para o interior de Rondônia como parte de projeto de interiorização da modalidade

A cidade de Cacoal, em Rondônia, será palco de um marco inédito para o esporte local. Entre os dias 18 e 20 de abril, o município receberá pela primeira vez uma etapa do circuito nacional de xadrez, com a realização do Aberto do Brasil, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Os jogos ocorrerão no auditório do SINTERO e fazem parte do projeto de interiorização da modalidade, que busca expandir a prática do esporte para além dos grandes centros urbanos.

Com cerca de 97 mil habitantes, Cacoal entra oficialmente no mapa do xadrez nacional. O diretor do torneio, Neurismar da Rocha Souza, destacou a relevância do evento para a região. “A inclusão do município de Cacoal no Estado de Rondônia no projeto de interiorização da CBX, por meio da realização de um Aberto do Brasil de Xadrez, representa um passo significativo para a expansão e democratização do nosso esporte. Levar um evento dessa magnitude ao interior fortalece a prática do xadrez em novas regiões, estimula o surgimento de talentos locais e contribui para a formação de uma cultura enxadrística mais abrangente e inclusiva em nosso país”, afirmou.

O projeto de interiorização da CBX teve início este mês com a realização da primeira competição do calendário oficial em Santa Luzia, no Maranhão. Simultaneamente ao evento em Cacoal, a cidade de Caruaru, em Pernambuco, também sediará uma etapa do Aberto do Brasil, reforçando o compromisso da entidade em levar o xadrez a novas fronteiras.

O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, ressaltou que a meta da confederação é difundir cada vez mais o esporte pelo território nacional. “Nosso objetivo é fazer com que o xadrez esteja presente em todas as regiões do Brasil, promovendo inclusão e revelando novos talentos em cada canto do país”, destacou.

A competição em Cacoal será disputada no ritmo clássico e será válida para o Rating STD da FIDE e da CBX. Além disso, o torneio classificará os campeões para a final do Campeonato Brasileiro, garantindo uma oportunidade única para os enxadristas da região mostrarem seu potencial em cenário nacional.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.