Comitiva formada pelo secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia da República da China e pela empresa CETC conhece laboratórios do CEAR
O Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na tarde desta segunda-feira (24), a visita institucional de uma comitiva chinesa, composta por Pan Xiaodong, secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia (MOST), o vice-presidente da empresa chinesa Instituto 54 da CETC, Li Ji, e outros representantes da empresa, acompanhados da reitora da UFPB, professora Terezinha Domiciano.
O objetivo da visita da delegação chinesa à Paraíba foi ampliar a parceria com a UFPB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). De acordo com a presidente da Agência de Cooperação Internacional da UFPB (ACI), professora Ana Berenice Martorelli, que também acompanhava a delegação, os representantes da CETC estão dispostos a criar um programa que possa levar alunos, professores e pesquisadores para estadias na China, visando estudos e desenvolvimento de pesquisas, com duração de até três meses.
Na UFPB, a visita teve início na Reitoria da instituição, onde os visitantes foram recebidos pela reitora Terezinha Domiciano, pró-reitores, diretores de Centro e pela ACI. No CEAR, a comitiva foi recepcionada pelo diretor do Centro, professor Euler Macêdo, e pelo vice-diretor, professor Marçal Rosas Filho, além de professores e técnicos durante visitas a alguns laboratórios. Os visitantes conheceram o Laboratório de Materiais e Instrumentação, o Laboratório de Automação e Controle e o Laboratório de Transferência de Calor e Massa, além do Laboratório de Informática.
Antes de vir à UFPB, a delegação da China celebrou acordos de cooperação com o Governo do Estado da Paraíba na área de ciência e tecnologia, com destaque para o uso do Sistema Beidou em setores estratégicos, como Segurança Pública e Gestão de Desastres e Respostas de Emergência.
De acordo com o professor Euler Macêdo, foi importante a presença da reitora, da presidente da ACI e do pró-reitor de Pesquisa da UFPB, professor José Roberto Soares do Nascimento, no CEAR, e destacou que a visita da delegação foi bastante positiva para o Centro, principalmente por se tratar de uma ação estratégica para o Governo do Estado. “Então, o foco é cada vez mais aproximar a academia das empresas chinesas, especialmente o CEAR. Como nós somos uma referência em energia e na parte da transição energética, não poderia ser diferente, ter essa aproximação de um setor tão estratégico e um país tão estratégico para o Brasil, que é a China”, explicou o professor Euler.