Localizado na zona rural de Bananeiras, no Brejo paraibano, o Alteza Condomínio Resort incorporou ao seu projeto imobiliário um vinhedo voltado à produção de uvas Sauvignon Blanc e Malbec e realizou neste mês a primeira colheita das duas variedades, com volume aproximado de uma tonelada de cada. A iniciativa integra o conceito do grupo Conserpa&Enger que associa ocupação planejada do território, uso produtivo do solo e preservação ambiental em uma área com características climáticas favoráveis.
A implantação do projeto vitivinícola no núcleo residencial exclusivo Terroir Alteza, foi acompanhada por análises químicas conduzidas por especialista técnico e cientista responsável pela produção, que atestaram a excelente qualidade das uvas colhidas. O resultado legitima o caráter técnico da iniciativa e afasta qualquer leitura meramente estética ou promocional, inserindo o vinhedo como parte estruturada de uma proposta que se harmoniza com o uso qualificado do solo e com o potencial produtivo do clima frio do Brejo paraibano.
Segundo o presidente do grupo Conserpa/Enger, José William Montenegro Leal, o baixo índice de ocupação do empreendimento é uma escolha deliberada do projeto, voltada à preservação ambiental e à integração paisagística. A área mantém resquícios de Mata Atlântica, e o paisagismo foi pensado para harmonizar com essa condição, com o plantio de árvores nativas como o Ipê no Alteza, Alteza Condo Resort e Fazenda Alteza, espécies adaptadas ao relevo e às variações climáticas, incluindo palmeiras distribuídas pela mata e pelas encostas, reforçando a leitura de continuidade entre ocupação humana e ambiente natural.
Sobre o Alteza Condomínio Resort
Implantado em cerca de 75 alqueires na Serra da Borborema, se consolidou como empreendimento imobiliário de alto padrão voltado à segunda e terceira moradia, combinando baixa ocupação, preservação ambiental e tipologias residenciais diferenciadas.
O projeto reúne 372 terrenos, com metragens entre 759 m² e 3.000 m², mantendo mais de 50% da área destinada à preservação, reflorestamento, paisagismo, lagos e espaços de convivência, e abriga núcleos residenciais distintos, como a Reserva Alteza, composta por 18 casas exclusivas de arquitetura contemporânea, com 1, 2 ou 3 pavimentos, implantadas na colina e acessadas de forma pioneira por, em referência à história ferroviária local, integrando à paisagem e à vegetação nativa.
O condomínio incorpora ainda vinhedo próprio, áreas de lazer estruturadas, gestão profissional voltada à hospitalidade e um modelo que alia qualidade de vida, uso qualificado do território e valorização imobiliária consistente. No abastecimento hídrico, o Alteza utiliza água da concessionária pública, com suporte de poço tubular, além de contar com um açude já existente que integra o cenário paisagístico do condomínio.
Cândido Nóbrega