Skip to content Skip to footer

Conselheiros do TCE-PB prestigiam entrega da Medalha Epitácio Pessoa ao conselheiro aposentado Fernando Catão

Conselheiros do TCE-PB prestigiam entrega da Medalha Epitácio Pessoa ao conselheiro aposentado Fernando Catão

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene para a outorga da Medalha Epitácio Pessoa — a maior honraria do Poder Legislativo estadual — ao conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) Fernando Rodrigues Catão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Paraíba. A solenidade foi proposta pelo deputado Tovar Correia Lima e reuniu autoridades, amigos e familiares do homenageado.

O evento foi marcado por discursos de forte carga simbólica, emoção e reconhecimento público à trajetória do conselheiro.

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, compôs a mesa de honra. Também estiveram presentes o vice-presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes; os conselheiros Nominando Diniz, Antônio Gomes e Arnóbio Viana; a conselheira Alanna Camilla Santos Galdino Vieira; o conselheiro aposentado Gleryston Lucena; além de servidores do Tribunal.

Ao parabenizar o homenageado, o presidente Fábio Nogueira destacou sua atuação profissional. “O conselheiro Fernando Catão é um homem diligente e cauteloso. Não temos dúvidas de que dedicou parte significativa de sua vida acadêmica e profissional à aplicação do conhecimento em favor do povo paraibano”, afirmou.

Ao ocupar a tribuna, o deputado Tovar Correia Lima ressaltou que a concessão da Medalha Epitácio Pessoa não se trata de um gesto protocolar, mas de um reconhecimento reservado a personalidades cuja trajetória justifica, de forma inequívoca, a distinção. Em tom pessoal, afirmou que, embora seja genro do homenageado, sempre manteve com ele uma relação institucional pautada pelo respeito e pela formalidade.

Segundo o parlamentar, Fernando Catão construiu uma carreira “limpa, ilibada e exemplar”, que lhe permite “andar de cabeça erguida em qualquer lugar da Paraíba”. Tovar relembrou a extensa atuação do homenageado no serviço público, com destaque para os quase 22 anos dedicados ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, além de passagens relevantes pelas administrações municipal, estadual e federal. Ressaltou ainda sua liderança em cargos de direção e a capacidade de construir pontes, amizades sólidas e relações duradouras ao longo da vida pública.

Em um relato que mesclou memória pessoal e história pública, Tovar lembrou a trajetória de Catão desde a juventude em Campina Grande, a mudança para o Rio de Janeiro, a formação da família e o retorno à Paraíba, nos anos 1990, quando participou da campanha ao Governo do Estado de Ronaldo Cunha Lima. Para o parlamentar, o homenageado é um verdadeiro “construtor de pontes”, referência às relações sólidas estabelecidas ao longo de sua vida pública e pessoal.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.