Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população brasileira está em um processo acelerado de envelhecimento. Em 2010, 7,4% da população se encontrava nessa faixa etária. Apenas 12 anos depois, em 2022, esse contingente já representava 10,9% da população, o que significa mais de 22 milhões de pessoas. Projeções apontam que, mantendo o ritmo atual, os idosos representarão 40,3% da população do país em 2100.
Para chegar à terceira idade com autonomia e independência, é preciso começar a se cuidar desde cedo. O envelhecimento ativo é o tema do 39º episódio do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa. A apresentadora Linda Carvalho recebeu o geriatra João Dehon e o nefrologista Antônio Campanile, que avaliaram os impactos econômicos e sociais do envelhecimento da população e deram orientações práticas de como se preparar para essa realidade.
O que fazer
O geriatra João Dehon lembrou que, cada vez mais, as pessoas têm menos tempo para cuidar dos idosos. Por isso, é preciso começar a se cuidar desde jovem para ter autonomia na terceira idade – e até mesmo continuar no mercado de trabalho. “Nós não estamos envelhecendo com qualidade, de jeito nenhum. Nós estamos envelhecendo doentes. Então, a preocupação desse público que ainda não envelheceu é que eles têm que mudar para que possam ter um envelhecimento bem-sucedido”, orientou.
Alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, atenção à saúde mental e consultas médicas preventivas estão entre as principais recomendações para uma longevidade saudável. O nefrologista Antônio Campanile também lembrou a importância de controlar o estresse. “A gente precisa tentar entender o que é próprio da gente, o que cabe a gente e o que não cabe para ficar estressado; onde eu posso agir para combater o estresse e onde eu não posso agir. Acho que a gente maneja mal o estresse. Só vive sob estresse, mas não tenta entender como combatê-lo”, comentou.
Episódio completo
O episódio completo sobre envelhecimento saudável foi publicado nessa quinta-feira (18) no canal da Unimed João Pessoa no YouTube (youtu.be/GjYx1qv0n54) e no Spotify. O Sem Contraindicação também fica disponível no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível enviar sugestões de pauta e interagir com a equipe de Comunicação da Unimed JP, responsável pela produção do videocast.