Taís Cristina Rosa (CRO-PB 4533), dentista da Odontogalerie, explica benefícios estéticos e funcionais deste procedimento
Dor na gengiva ou nos dentes, dentes com mobilidade, raiz dentária exposta, fazendo com que o dente pareça maior que os demais, dor durante a escovação. Estes podem ser alguns dos sintomas da recessão gengival. O problema surge quando a gengiva retrai e expõe a raiz do dente, podendo trazer diversas consequências para a saúde bucal. “A retração pode causar maior propensão à cárie nas raízes pela dificuldade de higienização adequada da região, bem como compromete a estética do sorriso”, explica a dentista,Taís Cristina Rosa (CRO-PB 4533), dentista da Odontogalerie – referência em tratamentos odontológicos e estéticos no Nordeste.
No entanto, existe uma solução eficaz e segura para tratar esta condição: os enxertos gengivais. A técnica consiste na retirada de tecido gengival saudável de uma área da boca para ser reposicionado e cobrir a raiz exposta do dente. “Com o enxerto buscamos proporcionar benefícios estéticos e funcionais, evitando problemas a longo prazo como falta de estabilidade e, até mesmo, a perda de dentes e óssea”, conta a dentista.
Benefícios – Quando se trata de gengivas retraídas, um dos desafios é o processo de regeneração do tecido gengival, que é diferente de outros tecidos do corpo humano. “Infelizmente, as gengivas não têm a capacidade de crescer novamente de forma natural, por isso, o enxerto gengival é uma das maneiras de lidar com este problema. Essa técnica, quando bem indicada, e quando a causa da recessão é diagnosticada é controlada, ela se mostra muito eficiente tanto na prevenção da recessão gengival quanto para evitar a perda óssea”, explica Taís.
Apesar das gengivas não voltarem a crescer, alguns cuidados podem desacelerar ou mesmo interromper o progresso da recessão. Usar o fio dental diariamente, fazer uso de creme dental com flúor, substituir as escovas a cada 3 ou 4 meses, não usar força ao escovar, usar escovas macias, e escolher uma escova que permita que todas as partes da boca sejam acessadas, são alguns deles, segundo Taís. “Outras medidas, no caso de pessoas que rangem os dentes enquanto dormem, por exemplo, é fazer tratamento para bruxismo ou apertamento, evitar o cigarro, o estresse, controle da diabetes e manter uma rotina de visitas ao consultório do dentista regular também auxiliam na prevenção”, ressalta.
Taís lembra que os enxertos gengivais devem ser realizados por profissionais especializados, como dentistas periodontistas, que vão garantir um tratamento seguro e eficaz. “Cada caso é avaliado individualmente, considerando as necessidades específicas do paciente, o que proporciona resultados personalizados e duradouros”, conclui.
A Odontogalerie ( EPAO CRO-PB 0567 R.T Fernanda Campos CRO-PB 3058) uma clínica odontológica especializada em tratamentos clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses e ortodôntico. Para saber mais o site é www.odontogalerie.com.br e o instagram é @odontogalerie. A clínica fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 — Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055.