Skip to content Skip to footer

Dia das Crianças: Educadora reforça a importância de uma infância dinâmica e criativa

Dia das Crianças: Educadora reforça a importância de uma infância dinâmica e criativa

Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, atua há mais de 40 anos com educação sociointeracionista

A construção da personalidade, além dos aprendizados básicos e fundamentais para a vida, como os números, letras, cores, perigo, segurança e experiências sensoriais, acontece durante a primeira infância, de zero a 6 anos, e é refinada nos anos seguintes. Diante disso, os estímulos corretos e o incentivo a atividades e a criatividade devem ser prioridades na educação infantil. No Colégio Primeiro Mundo, em João Pessoa, utilizando a metodologia sociointeracionista, as crianças são incentivadas a entenderem e nomearem seus sentimentos e a desbravar e conhecer o mundo por meio de experiências, estudo e brincadeiras.

Para Aldimar Wanderley, fundadora e coordenadora do Colégio Primeiro Mundo, um dos grandes prejuízos na educação, encontrados nos últimos anos, é o uso indiscriminado de eletrônicos e a falta de interação com os pequenos. “Sabemos que os pais possuem muitas ocupações e entendemos isso. Mas as crianças sofrem por essa ausência, muitas vezes suprida por eletrônicos. Há relatos de as crianças passarem um turno inteiro diante da televisão ou do computador, desde os primeiros anos de vida. Isso é muito preocupante! A criança precisa ser estimulada e desafiada para aprender”, explicou.

Os perigos da exposição a telas – A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o uso de eletrônicos consiste em até os 2 anos os responsáveis devem evitar exposição a telas, mesmo que de maneira passiva. Para crianças entre 2 e 5 anos, este tempo não deve ser superior a uma hora por dia e entre 6 a 10 anos, até duas horas, ambos com supervisão. Já na última faixa etária contemplada pelas recomendações, entre os 11 e 18 anos, a exposição a telas não deve superar três horas e nunca deve acontecer de madrugada. Por telas estão inclusos televisão, videogame, computador, celular, tablets e demais eletrônicos.

Entre os riscos do uso indiscriminado da tecnologia para crianças, estão alterações na alimentação, linguagem, sono e de experiências sensoriais. Além disso, atuam prejudicando o desenvolvimento da inteligência, comunicação e habilidades motoras. Ele também pode atrapalhar nas relações afetivas, empatia e controle emocional. Para crianças maiores, a irritabilidade, dependência, obesidade, transtorno de imagem corporal e depressão são algumas das possíveis consequências.

Incentivo a brincadeiras – Escolher brinquedos e jogos educativos é algo muito importante, é o que explica Aldimar. “A criança não deve aprender de maneira monótona, mas por meio de atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, sensações, atividades práticas. Se sujar, correr, experimentar novas texturas, tudo isso faz parte de uma infância saudável e divertida” disse.

Para ela, a prioridade deve ser os que estimulam as habilidades socioemocionais, que permitem as crianças se expressarem, contribui com a saúde e deixa as crianças mais tranquilas. “Um exemplo disso é a bola, que atua socializando, motivando, trabalhando a coordenação motora e as habilidades corporais das crianças. Isso porque, brincadeiras também trabalham a motricidade, do andar, correr, subir e descer e estimulam os 5 sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar”, explicou a educadora.

Mês das crianças – Para o mês de outubro o Colégio Primeiro Mundo irá realizar uma série de ações como oficina divertida, gincana, praia e banho na cascata, passeio para a Chácara Vista Alegre, mini projeto Familia na Escola e oficina de cordel com o cordelista, escritor e poeta Raniery Abrantes e tarde de autógrafo com a escritora, cordelista e poetisa Silvinha França no Museu Hermano José.

Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo, é só acessar o site https://colegio1mundo.com.br/ . O telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.