Skip to content Skip to footer

Educação infantil: O que e como crianças de 0 a 11 anos aprendem?

Educação infantil: O que e como crianças de 0 a 11 anos aprendem?

A infância é um período rico em descobertas, e nada melhor do que incentivar a curiosidade, a criatividade, e as habilidades da criança, pois também é neste período em que se aprende ensinamentos fundamentais para a vida. Neste cenário, a escola atua como peça-chave na construção de cidadãos com conhecimentos necessários para a realização de estímulos adequados para cada idade. No Colégio Primeiro Mundo, as crianças são estimuladas, por meio da proposta pedagógica  sociointeracionista a desenvolverem a parte cognitiva e afetiva.

Para Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio, entender que há um momento certo para ensinar cada atividade é importante para que o processo de aprendizado não seja traumático nem frustrante para pais e filhos. “Muitas vezes, os responsáveis querem adiantar alguns ensinamentos e isso cria uma pressão muito grande nas crianças. Para que os pequenos evoluam, é preciso respeitar o marco do desenvolvimento de cada idade. É importante os pais tomarem conhecimento do que esperar de cada criança. Pensando nisso, a educadora elaborou uma lista de atividades e ensinamentos recomendados para cada faixa etária. É importante ressaltar que é necessário avaliar o aprendizado da criança, acompanhar o desenvolvimento da mesma e a partir daí aumentar a complexidade dos estímulos. Confira:

Período sensório-motor – Neste momento, entre zero e dois anos, as crianças estão conhecendo a si mesmas e ao mundo, elas não têm conceitos formados ou conhecimento de certo e errado. Nos primeiros meses seus estímulos são realizados pelos país e com cerca de 1 ano elas começam a se desenvolver de maneira mais pensada, neste momento é importante estimular o conhecimento de novas sensações, texturas, sons, cores, formas… Algumas atividades que podem ser realizadas são: leitura, brincadeiras com os sentidos – sons e músicas, provar alimentos novos, experimentar diferentes texturas e temperaturas -, mostrar objetos e apresentar nomes, conversas e incentivar que comam sozinhos.

Período pré-operatório – A partir dos dois anos, os pequenos já sabendo falar e andar, possuem mais controle sobre o corpo e maior independência. Neste momento, que vai até os 7 anos, já é possível ensinar atividades mais complexas, pois elas já possuem preferência por objetos, sons, pessoas e brincadeiras. O desenvolvimento da linguagem acontece neste momento em que a criança já fala frases completas e também passa a ter curiosidade maior sobre o mundo. Neste período é importante ensinar valores e costumes, letras, números, leitura e escrita, adição e subtração. Atividades como encaixar formas geométricas, diferenciar cores, unir pares, ler livros maiores, brincar de vivo ou morto, construir seu próprio brinquedo ou plantar uma árvore, ensinar conceitos de organização e limpeza podem ser ideais.

Período das operações completas – Entre os 7 e 11 anos, os pequenos já possuem conhecimento e entendimento sobre muitas coisas e passam a ter contato com diversos assuntos didáticos. Nas escolas, começam a aprender disciplinas como história, ciências e geografia. Este é também um bom momento para firmar conceitos como tolerância, empatia, paciência, obediência e compostura. Algumas sugestões de atividades são: leitura realizada pela criança com apoio dos pais, incentivar a escrita de histórias, jogos matemáticos e de raciocínio lógico – como o xadrez -, organização do quarto e ajuda em atividades domésticas.

Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo é só acessar o site https://colegio1mundo.com.br/ e o telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo .

Show CommentsClose Comments

Leave a comment