A chegada de 2024 traz para o ano eleitoral um enxurrada de definições. O União Brasil, partido presidido na Paraíba pelo senador Efraim Filho, já tem um candidato em Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima. A indefinição, no entanto, ainda reina em João Pessoa.
Essa indefinição, como o presidente estadual Efraim Filho revelou ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, está perto de ser encerrada.
“Acredito que meados de janeiro a gente já inicia esse debate decisivo”, revelou. “O primeiro semestre de 2024 será a hora de definir João Pessoa. E nós queremos trazer essa definição no primeiro trimestre, pra gente ter essa posição definida. Já em meados de janeiro, já consideramos começar a tomar as primeiras decisões referente ao cenário política de João Pessoa”, concluiu o senador.
Ou seja, a expectativa é de que o União Brasil possa indicar um nome para estar diretamente ligado à majoritária, seja para prefeito ou vice-prefeito. “O União Brasil pretende ser protagonista. Pretende estar presente na composição da chapa majoritária, se não for indicando candidato na cabeça, pode ser uma composição na vice”, enfatizou o senador Efraim Filho.
Possibilidades viáveis
Em meio aos conflitos do PL em João Pessoa, Efraim Filho se reuniu em julho de 2023 com o comunicador Nilvan Ferreira, que em novembro do mesmo ano confirmou sua pré-candidatura à prefeitura. Por se tratar de um nome que chegou ao segundo turno nas últimas eleições municipais e foi o mais votado ao Governo do Estado em 2022, ele ganha destaque.
Outra possibilidade para o partido é se juntar a quem já está consolidado e preparado para a disputa há muito tempo. Ruy Carneiro (Podemos) é pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa e conta com o apoio da sigla presidida por Efraim Filho para o pleito. No entanto, assim como Nilvan, Ruy não apoiou o senador em sua campanha ao Senado, algo que pode ser levado em consideração.