Byanka Melo orienta sobre estratégias e explica que sono e controle do stress são fundamentais para os resultados
A nutrição tem um papel fundamental no desempenho esportivo, com influência na energia, recuperação e saúde de atletas e praticantes de atividades físicas em geral. Para conseguir um bom desempenho físico e mental, é necessário adotar boas práticas de alimentação. “Sem isso, é quase impossível obter um bom desempenho, e para isso, é preciso que tudo esteja calculado, desde o tipo de atividade física e a intensidade, até o tempo de prática”, detalha a nutricionista Byanka Melo, especializada em emagrecimento e esporte.
Byanka explica que o sono e o estresse são fatores muito importantes quando se fala de desempenho esportivo – seja para atletas profissionais ou amadores. “A consequência da união entre o treino fraco e o aumento do apetite é o ganho de gordura”, adianta a nutricionista.
Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e pós-graduada em Nutrição Clínica e Funcional, Byanka esclarece esse e outros assuntos relacionados à nutrição e ao desempenho esportivo na entrevista que segue.
Como você vê a evolução da nutrição esportiva ao longo dos anos? Quais foram as principais mudanças ou avanços que se pode pontuar?
Encaro a evolução da nutrição esportiva de uma forma muito positiva. Quando comecei a treinar, por exemplo, a gente só tomava whey como suplemento, não tinham muitas opções de pré-treino. Hoje em dia já vemos um leque bastante amplo de suplementos e vitaminas importantes para o desempenho físico e mental, coisa que há 10 anos não tínhamos.
Como você observa a relação entre nutrição e desempenho esportivo?
As duas coisas estão totalmente conectadas. Para ter um bom desempenho físico e mental, é necessário adotar boas práticas de alimentação. Sem isso, é quase impossível obter um bom desempenho. Para ter um bom desempenho físico é preciso que tudo esteja calculado, desde o tipo de atividade física e a intensidade, até o tempo de prática. Sabendo disso, calculamos exatamente as calorias necessárias para o objetivo, seja ele ganho de massa magra ou perda de gordura. Com isso, é traçado um protocolo individual para cada paciente. É necessário unir todos esses fatores na prática nutricional para que haja um bom desempenho do atleta.
É comum, na área esportiva, lidar com muitas pressões acerca do rendimento. Existem estratégias específicas que você adota para garantir o melhor suporte nutricional possível, mesmo em situações de grande exigência?
As estratégias para atletas amadores e profissionais são diferentes. A depender do esporte praticado é preciso bater meta de peso para a categoria, sem perder o rendimento do atleta e em cada etapa do processo é necessário adotar novos planos para alcançar as novas metas que surgem. A estratégia ideal é bastante particular, pois depende de diversos fatores, como o esporte envolvido, a situação atual do atleta e qual o objetivo. Não existem protocolos universais.
Além da dieta, você acredita que outros fatores, como sono, gerenciamento de estresse e saúde mental, desempenham um papel importante no desempenho esportivo?
Com toda certeza o sono adequado e controles de exposição ao estresse são um dos pilares mais importantes para um bom desempenho esportivo. Quando não se dorme bem é comum ficar exposto a maior estresse e cansaço, e isso reflete nos treinos, que, consequentemente, são feitos com menos frequência e até menor intensidade devido o cansaço. Além de que altos níveis de cansaço e estresse aumentam em muitos casos o apetite, especialmente para doces, pois liberam mais serotonina no cérebro, o que faz com que, momentaneamente, o paciente tenha uma sensação de maior felicidade. A consequência da união entre o treino fraco e o aumento do apetite é o ganho de gordura.
O que podemos esperar do futuro da nutrição esportiva? Existem tendências emergentes ou áreas de pesquisa que você acredita que terão um impacto significativo na forma como os atletas abordam sua nutrição?
Acredito que podemos esperar muitas melhorias. Percebo que cada vez mais as pessoas tomam ciência da importância e do impacto que uma alimentação saudável e a prática esportiva fazem na saúde e percebo mais estudos e pesquisas se inclinarem nesse sentido também.