Primeira vez que um grupo de estudantes paraibanos se desloca para o Rio Grande do Sul para prestar assistência em situações de emergência.
Um grupo de alunos do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIESP, composto por cinco estudantes do 7º período, partiu na última sexta-feira em direção ao Rio Grande do Sul. Seu objetivo é oferecer assistência à equipe nacional que está trabalhando incansavelmente no resgate e cuidado dos animais afetados pela recente tragédia na região.
A iniciativa foi liderada por Adriana Cabral, estudante à frente desse trabalho e proprietária do primeiro Hemocentro veterinário da Paraíba, o HEMOCARE VET. Adriana, também membro da Associação Brasileira de Hematologia Veterinária e Medicina Transfusional (ABVHMT), foi constatada por colegas veterinários do Rio Grande do Sul em busca de apoio.
“Desde que ocorreu a catástrofe, meu coração se encheu de compaixão e eu sabia que não podia assistir de tão longe sem fazer nada”, compartilha Cabral. “Recebemos um pedido de socorro de alguns médicos veterinários do Rio Grande do Sul e nos solidarizamos imediatamente.”
A médica Daniele Duhart, que está liderando os esforços desde o início da tragédia, descreveu a situação como exaustiva: “Poucos voluntários com capacitação técnica, falta de descanso e muitas pessoas devastadas psicologicamente.”
Ao ouvir o chamado de Duhart, Adriana Cabral mbilizou seus colegas de turma e buscou apoio. “Em princípio, pensei em ir sozinha, mas resolvi compartilhar com minhas colegas de turma e surgiu a ideia de montarmos uma equipe”, diz ela. Com o auxílio de contatos e apoio da universidade, a equipe conseguiu as passagens aéreas e outros suportes necessários para a viagem.
O grupo partiu de João Pessoa na última sexta-feira, embarcando em uma jornada que incluiu escalas em Recife, São Paulo, Florianópolis e finalmente Pelotas, no Rio Grande do Sul, antes de seguirem para Porto Alegre de ônibus. Após mais de 20 horas de viagem, chegaram ao local de destino.
“Estamos preparados para ajudar em qualquer situação que se fizer necessário e nos apoiarmos mutuamente como equipe”, afirma Adriana Cabral, já em campo de trabalho. “Não nos importa se formos limpar baias ou dormir pouco para revezar. Faremos o que for preciso para dar alento aos médicos e enfermeiros locais.”
Esta é a primeira vez que um grupo de estudantes paraibanos se desloca para o Rio Grande do Sul para prestar assistência em situações de emergência. O apoio para essa iniciativa veio de diversas fontes, incluindo uma rifa organizada pelos estudantes, apoio da universidade, da prefeitura de João Pessoa e de autoridades locais.
“A gratidão é imensa por todas as pessoas que nos apoiaram, desde as anônimas até os mais públicos”, expressa. “Voltaremos com experiências valiosas para aplicarmos em nosso estado e esperamos contribuir significativamente para o alívio da situação no Rio Grande do Sul.”
O grupo planeja retornar na madrugada do dia 17 de junho, seguindo o mesmo itinerário da ida, e espera compartilhar suas experiências e aprendizados com a comunidade local.