O deputado estadual, George Morais, União Brasil, em recente entrevista, lembrou que em 2023, foi um dos poucos a se posicionar e a votar contra o aumento de impostos na Paraíba.
“Votei contra e me indignei com a pressa, a urgência e a alegada necessidade do Estado da Paraíba em aumentar impostos sob a frágil justificativa da reforma tributária.
“Não tenho bola de cristal, mas não era difícil prever que o único objetivo do Estado da Paraíba é aumentar a arrecadação e abarrotar os cofres do Governo”, disse o deputado George Morais.
O Ministério da Fazendo, no último dia 22 de novembro de 2023, afirmou que a Reforma Tributária não contribuirá para o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o ICMS.
Na Paraíba, no dia 26 de setembro, a Assembleia do Estado aprovou o aumento de 2%, passando para 20% a alíquota do imposto no estado, gerando mais imposto para o comércio, empresários e empreendedores.
Na época o Governo do Estado da Paraíba justificou o aumento no ICMS com a justificativa de que a reforma tributária traria perdas para o estado.
Em matéria publicada no portal G1 Paraíba, o secretário de Estado afirmou que a Paraíba perderia receitas.
“Se a Paraíba não aumentar receita nesse período, será prejudicada nos próximos 50 anos, com perdas dessa receita rateada que vai para outros estados”.
“O secretário ainda afirmou que sem aprovação da proposta, as perdas chegariam a 1 bilhão de receita anual”, conforme matéria publicada no site G1 da Paraíba.