A maratona da dona de casa, Geane Dantas, começa antes mesmo do sol raiar: às 3h30 da madrugada, para pegar a estrada e acompanhar o irmão José Gil Dantas, paciente da hemodiálise no Hospital São Vicente de Paulo, há 20 anos. Moradores de Itabaiana, juntos enfrentam a jornada para cumprirem, o tratamento possível para quem sofre da doença renal crônica. Porém, o cansaço da rotina, deu lugar a um momento de brincadeira e descontração com o Arraiá da Hemodiálise, nesta terça-feira (17), na própria recepção, ao se transformar num espaço de confraternização junina, degustação de comidas típicas e muito forró.
Geane lembrou de sua rotina tripla, como mãe, esposa e acompanhante do irmão no tratamento de saúde, onde precisa ficar por horas de espera na recepção do hospital, e muitas vezes, o cansaço bate à porta, mas lembra dos inúmeros apoios, como o de Deus, segundo ela, e da equipe multidisciplinar do maior centro público de hemodiálise da Paraíba, no São Vicente.
“Fomos surpreendidos com essa festa de São João, e isso dá a entender pra nós que é diferenciado. Tudo aqui no São Vicente a gente comemora: Páscoa, Natal, Ano Novo, e a gente sempre é incluída nessa rotina, onde já nos sentimos em casa. Aqui, as amizades se renovam, pois alguns já cumpriram suas passagens nesse plano, e a gente continua na batalha. Muitas vezes, a gente serve de conselheira, noutras vezes, recebemos conselho, e a gente leva. Aqui, pra onde a gente corre, a gente é auxiliada”, lembrou a acompanhante.
Elisângela Nogueira, acompanha a mãe há dois anos na hemodiálise, e disse que nesse tempo de espera aproveitou o festejo para dançar forró e ainda, degustar o cardápio oferecido à base do milho verde. “Foi rápida a programação, tranquila, aproveitei bastante as comidas deliciosas, dancei um pouco, foi tudo ótimo”, lembrou.
O presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), que administra o hospital, Geraldo Guedes Filho, destacou a grandiosidade do serviço de hemodiálise da unidade, referência estadual, e possui mais de 70 assentos para atender os pacientes em três turnos. “Nessa época junina, aderimos a este tipo de programação bastante procurada, e ainda, revertemos em ações de humanização para quem precisa ficar horas esperando por seus parentes ou amigos”, destacou.
O Arraiá da Hemodiálise termina nesta quarta-feira (18), cuja programação conta com a animação e apresentação de tradicional trio com o autêntico forró pé de serra, degustação de comidas típicas, e ainda a venda de roupas e acessórios pelo Brechó da Ong Protegelus, braço da filantropia do Hospital São Vicente que destina o valor arrecadado para incentivar projetos culturais e de humanização aos pacientes do hospital.
EVENTO: São João da Hemodiálise e Oncologia
DATA: 16 e 17 de junho
LOCAL: Recepção do setor de Hemodiálise do Hospital São Vicente de Paulo (Avenida Jesus de Nazaré, 147. Jaguaribe. João Pessoa-PB)
HORÁRIO: Manhã (à partir das 9h30) e Tarde (à partir das 14h)