Agendamento deve ser feito pelo whatsapp (83) 99671-5789 até o dia 2 de outubro
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande irá ofertar um mutirão de 300 consultas clínicas em mastologia. As pacientes já sairão com as suas mamografias agendadas logo após a consulta e caso seja necessário realizará seu tratamento no próprio HUAC.
Os agendamentos para as consultas acontecem exclusivamente pelo Whatsapp (83) 99671-5789 entre os dias 25 de setembro e 02 de outubro e a paciente deve ter em mãos o cartão do SUS, Identidade e CPF para realizar a marcação. O horário de atendimento ocorrerá entre 8h e 12h e no período da tarde entre 14 e 17h. As consultas ocorrerão entre os dias 07 e 10 de outubro, na Unidade de Saúde da Mulher do HUAC (Rua Dr. Carlos Chagas, 41, São José, Campina Grande).
Para ser atendida na unidade filiada à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), a usuária deve possuir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Campina Grande, mais de 40 anos de idade e ter realizado um exame de mamografia há mais de 1 ano.
“Haverá ainda a realização do mutirão de cirurgias mamárias benignas nos dias 05, 19 e 26 de outubro (sábados), contemplando pacientes que já estão na lista de espera cirúrgicas do HUAC, palestras, atividades lúdicas e educativas nas salas de espera, ressaltou a Chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HUAC, Teresinha do Bú Melo.
Em 2024, o câncer de mama tem tudo para continuar como o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres do Brasil. Essa constatação é do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, que estima a ocorrência de 73.610 novos casos registrados no período.
Sobre a campanha
A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo primordial aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e o diagnóstico precoce, incentivar a realização de exames preventivos e promover a importância do autocuidado.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.