Skip to content Skip to footer

HULW elabora material para divulgar importância da primeira hora da mãe com o recém-nascido

HULW elabora material para divulgar importância da primeira hora da mãe com o recém-nascido

Material foi confeccionado pelaComissão de Boas Práticas de Assistência ao Parto e Nascimento do Hospital Universitário Lauro Wanderley

 O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HULW-UFPB/Ebserh), elaborou uma cartilha sobre a importância da primeira hora da mãe com o recém-nascido em contato pele-a-pele. Trata-se do período chamado “Hora Ouro”, no qual o bebê sente o cheiro da mãe, seu calor e seus batimentos cardíacos, sendo fundamental para estabelecer o vínculo que teve ainda no início da gestação. 

O material foi confeccionado pela Comissão de Boas Práticas de Assistência ao Parto e Nascimento do HULW-UFPB e será compartilhado com usuárias da unidade de saúde. O objetivo da cartilha édifundir as boas práticas e a assistência humanizada entre os profissionais de saúde em sala de parto, bem como propagar esse conhecimento entre as usuárias do nosso serviço. 

“Nós sempre reforçamos com a equipe sobre a importância da Hora Ouro, especialmente quando recebemos alguma funcionária nova no setor. Em relação às pacientes que chegam em trabalho de parto, buscamos esclarecer o que é a Hora Ouro e estimulamos essa prática na sala de parto. Esse esclarecimento também se estende ao acompanhante da mulher, pois é importante que ela se sinta apoiada e encorajada a realizar essa prática”, explicou a enfermeira Adriana Gonçalves, membro da comissão. 

Sobre a Ebserh  

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.