Skip to content Skip to footer

Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar da vida

Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar da vida

A saúde mental contribui para uma vida mais plena, equilibrada e saudável

 

Campina Grande (PB) – Iniciando o ano com uma tela em branco cheia de possibilidades, o ano de 2024 traz consigo a oportunidade de traçar novas metas, renovar esperanças e buscar novas oportunidades. E para marcar o primeiro mês do ano, a campanha “Janeiro Branco” visa promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e convida todos a refletirem sobre o cuidado com o bem-estar emocional. A campanha existe desde 2014 e, recentemente, tornou-se parte da legislação brasileira com a Lei Nº 14.556, de 25 de abril de 2023. Com isso, o Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande, convida profissionais, preceptores, acadêmicos e pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a participarem das ações propostas e a refletirem sobre a importância do cuidado com a saúde mental, ressalta Tatiane Sampaio, psicóloga organizacional do HUAC-UFCG/Ebserh.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é definida como um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de utilizar suas habilidades, lidar com o estresse, ser produtivo e contribuir para a comunidade. E é justamente essa reflexão e a adoção de medidas em prol da saúde mental que o “Janeiro Branco” busca incentivar, especialmente para aqueles que enfrentam desafios emocionais persistentes.

            Manter a saúde mental envolve praticar atividades físicas, cultivar relacionamentos saudáveis, buscar equilíbrio entre trabalho e lazer, cuidar da alimentação e adotar hábitos de autocuidado. Além disso, é importante estar atento aos sinais de alerta e buscar ajuda profissional, quando necessário. Terapia, atividades de relaxamento e meditação também são recursos importantes para o cuidado com a saúde mental.

Caso identifique sintomas que bloqueiam e impactam as atividades diárias, como medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angústia e desânimo, busque apoio emocional. Isso pode ser encontrado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, por meio da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, ou por meio de instituições voluntárias, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188 – é gratuito e funciona 24 horas.

            Nesse novo ciclo que se inicia, reflita e preste atenção em sua saúde mental e na de quem você ama. Busque ajuda profissional, quando necessário, e promova um ambiente de acolhimento e compreensão em relação às questões de saúde mental.

 

Série “Mente sã, corpo são”

A Rede Ebserh está preparando um projeto especial com três reportagens sobre saúde mental. O objetivo é informar e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental, contando com o conhecimento e a experiência de profissionais de diferentes hospitais da Rede. Fique atento, as publicações serão às quartas-feiras de janeiro.

 

Sobre a Ebserh

 

O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Por Andreia Pires e Elthon Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.