Skip to content Skip to footer

JEBs 2026 reúne 107 estudantes em disputas de xadrez em Brasília

JEBs 2026 reúne 107 estudantes em disputas de xadrez em Brasília

Competição teve 720 partidas, medalhistas de diferentes regiões do país e pódios por equipes divididos em três séries

As disputas de xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2026 reuniram 107 estudantes-atletas de 27 unidades da Federação, em Brasília. Ao todo, foram realizadas 720 partidas, com disputas equilibradas e medalhistas de diferentes regiões do país nas competições individuais e por equipes.

No masculino individual, os três primeiros colocados terminaram com cinco pontos. Os critérios de desempate definiram a classificação final. Lucas Galvan Calçada, do Paraná, conquistou a medalha de ouro. Lucas Matias de Aguiar, de Pernambuco, ficou com a prata, enquanto Benjamin Maia Fernandes, da Paraíba, garantiu o bronze.

Na disputa feminina, as catarinenses Maria Eduarda e Julia somaram 5,5 pontos e conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar. Letícia Sylvestre Lorenzetti, de São Paulo, completou o pódio na terceira posição.

Resultados por equipes

Nas disputas do estilo rápido por equipes, Minas Gerais conquistou o primeiro lugar da Série Ouro masculina. O Paraná ficou com a segunda colocação, seguido pela Paraíba, em terceiro. Na Série Prata masculina, Roraima garantiu o título, com a Bahia em segundo lugar e Sergipe em terceiro. Já na Série Bronze, o Distrito Federal terminou na primeira posição, seguido por Acre e Tocantins.

No feminino, o Paraná conquistou o título da Série Ouro, enquanto Santa Catarina ficou em segundo lugar e o Espírito Santo, em terceiro. Pela Série Prata feminina, o Rio Grande do Sul ficou com a primeira colocação, seguido pelo Ceará. O Rio Grande do Norte terminou em terceiro lugar. Na Série Bronze, Mato Grosso do Sul conquistou o título, com Sergipe em segundo e Amazonas em terceiro.

Ao todo, 16 unidades da Federação estiveram nos pódios das três séries por equipes, demonstrando a participação de diferentes estados na competição escolar.

Organização e participação técnica

A arbitragem e a coordenação reuniram profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, valorizando a diversidade regional na equipe responsável pelas disputas.

Os Jogos Escolares Brasileiros 2026 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com participação técnica da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, parabenizou os participantes e agradeceu o trabalho das equipes envolvidas na competição. “Parabéns aos estudantes-atletas e nosso reconhecimento aos treinadores e à equipe de arbitragem”, declarou.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Cândido Nóbrega © 2026. Todos os direitos reservados.