Nova mostra questiona estereótipos da masculinidade nordestina e fica exposta até o fim de novembro, no Liv Mall
Na última segunda-feira, no térreo do Liv Mall, o Espaço Arte Brasil abriu as portas para a estreia da exposição “Guerreiros do Sol”, do talentoso artista paraibano Pedro Delgado. A noite, marcada por uma atmosfera calorosa e envolvente, atraiu jornalistas, arquitetos, artistas e outros convidados que se encantaram com a vivacidade das obras apresentadas.
Em “Guerreiros do Sol”, Pedro expõe 25 obras em óleo sobre tela, com uma temática que propõe uma releitura ousada da masculinidade nordestina. Pedro subverte estereótipos ao retratar o corpo masculino com sensibilidade, fugindo das imagens tradicionais de força bruta e resistência, típicas da cultura local. Suas obras reimaginam a identidade masculina, sugerindo uma nova visão para o homem nordestino na arte contemporânea — um ser que pode ser forte e sensível ao mesmo tempo.
O Espaço Arte, que já recebeu grandes nomes como Flávio Tavares, Heloísa Maia e Clóvis Júnior, também abre as portas para a nova geração de artistas. Fábio Bernardo, jornalista, RP e sócio-proprietário do Espaço Arte Brasil, celebrou o momento e explicou a escolha pelo nome do artista. “Coincidentemente comemoramos o mês do nordestino com Pedro Delgado, que é um grande artista da nova geração. É uma descoberta nossa que fizemos questão de trazer para compartilhar com o público do Espaço Arte Brasil, que já tem convivência com grandes nomes da arte nacional. Trazemos Pedro com essa proposta de reinventar a masculinidade, de apresentar um homem nordestino que não é necessariamente rude e pode ser sensível”, ressaltou Fábio.
Para o artista, o momento foi de muita alegria. “Para mim, é especial expor aqui, pois o Espaço Arte tem uma gama de artistas da Paraíba e do Nordeste que são o panteão da arte, e estar no meio desses nomes é um grande prestígio. Fico muito feliz pelo convite e espero que as pessoas venham e saiam mais felizes ao ver as obras”, celebrou Pedro.
O curador da exposição Daniel da Hora expressou sua visão e destacou a importância de o público conhecer a arte de Pedro. “É sempre uma alegria trabalhar com curadoria artística, pois a arte tem muito a falar, e o Espaço Arte Brasil também. Temos essa oportunidade de colocar em prática projetos que apresentam para as pessoas aquilo que consideramos importante e valioso. Em “Guerreiros do Sol”, quis criar um espaço onde as obras fossem um convite à reflexão sobre o que é ser homem nos dias de hoje, especialmente no Nordeste”, detalhou Daniel.
A noite especial contou com uma apresentação do músico Lucas Dantas, amigo de Pedro Delgado, que deixou a noite mais agradável ao som de MPB.
Convidados encantados – Para muitos, “Guerreiros do Sol” foi uma grata surpresa. Na opinião do artista plástico Clóvis Jr., que também já expôs no local, as obras impressionaram pela originalidade. “São quadros belos e muito diferentes. O Espaço Arte Brasil sempre faz um trabalho incrível, que mostra coisas novas ao público de João Pessoa e aos turistas, movimentando o meio cultural artístico da Paraíba”, disse Clóvis.
Além de artistas, alguns arquitetos estiveram prestigiando a estreia de Pedro no Espaço Arte Brasil. O arquiteto Antônio Neves destacou o frescor contemporâneo das obras e o uso delas em projetos pessoais e profissionais. “Têm um frescor contemporâneo sem ser clichê, com uma carga importante por ser um artista paraibano. É uma satisfação ver esse crescimento e adquirir as obras tanto para clientes, como para acervo pessoal”, comentou.
As obras de Pedro Delgado estão disponíveis para aquisição no Espaço Arte Brasil e ficam em exposição até o fim de novembro.