Criado em abril, Proa Direta já percorreu oito cidades brasileiras para inspirar e orientar novos talentos da aviação
A LATAM realizou no último sábado mais uma edição do Proa Direta, programa criado para aproximar o público brasileiro da carreira de piloto e explicar, de forma acessível, como se preparar para ingressar na aviação comercial, uma das profissões mais demandadas do setor aéreo brasileiro. A edição, realizada no campus Graças da Uninassau, no Recife (PE), contou com a parceria da universidade, Voe Consult e da escola de aviação Aerotech e reuniu mais de 300 participantes interessados em conhecer de perto a rotina, a formação e os requisitos da profissão.
Lançado em abril, o Proa Direta já passou por oito cidades em diferentes regiões do Brasil, levando comandantes e copilotos da LATAM para compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e explicar etapas do processo seletivo da companhia.
“A LATAM é hoje no Brasil a melhor escolha para quem deseja construir uma carreira sólida na aviação, em um ambiente diverso, dinâmico e multicultural. Com o Proa Direta, decidimos nos aproximar ainda mais das pessoas para inspirar e orientar quem sonha em ser piloto comercial. Levamos informações reais sobre a rotina da profissão e sobre como selecionamos novos profissionais. Somente em 2025 já realizamos três processos seletivos para pilotos e 2026 promete ainda mais oportunidades”, destaca Sandro Silva, piloto-chefe da LATAM Brasil.
Desde sua criação, o projeto já impactou mais de 1.500 pessoas em encontros presenciais realizados em faculdades, escolas de aviação e aeroclubes. A LATAM planeja ampliar o programa em 2026, alcançando ainda mais talentos interessados na profissão de piloto.
MOMENTO HISTÓRICO DA LATAM NO BRASIL
Desde 2021, a LATAM Brasil ampliou sua atuação no de 44 para 59 aeroportos nacionais, consolidando-se como a companhia que mais expandiu sua presença no país nos últimos anos. No mercado internacional, mantém a liderança, com voos próprios do Brasil para 90 destinos no exterior, sendo 24 deles diretos – a maior conectividade internacional oferecida por uma aérea brasileira.
Para 2026, a LATAM Brasil já anunciou 4 novos destinos no país e 3 novos destinos no exterior.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021 e, pelo segundo ano consecutivo, é a companhia preferida dos viajantes corporativos, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).