Diretor do Grau Educacional João Pessoa destaca contribuição que atuação da instituição tem dado para estudantes e mercado de trabalho
Reconhecida por ser uma das maiores franquias do segmento de educação técnico e profissionalizante, a Grau Educacional João Pessoa tem construído uma história de sucesso desde a sua chegada à capital paraibana. Só em 2023, a instituição teve um total de 2.062 pessoas ingressando em um dos cursos ofertados. Além disso, são 489 pessoas dos cursos técnicos e 227 do profissionalizante já ocupando uma vaga no mercado de trabalho.
Entre as opções de formação, a Grau Educacional João Pessoa Administração tem vagas nos cursos técnicos em: eletrotécnica, enfermagem e radiologia. Entre os cursos profissionalizantes, as opções são: APH (atendimento pré-hospitalar), autoCAD 2D e 3D, balconista de farmácia, bombeiro civil, canva, confeitaria, cozinha profissional, cuidador de odosos, desenvolvedor de games, designer gráfico, eletricista predial + NR10, empreendedorismo, empregabilidade, entre outras opções.
Na entrevista que segue, o diretor do Grau Educacional João Pessoa, Matheus Uchôa, que tem experiência de aproximadamente uma década no ramo educacional e profissionalizante, fala sobre as contribuições, o crescimento da instituição na capital paraibana e as demandas e tendências de mercado. Confira:
Quais fatores você acredita que contribuíram para o significativo crescimento do Grau Técnico João Pessoa em relação às outras unidades no Brasil?
Posso afirmar que o grande diferencial do Grau Técnico João Pessoa é a forma como a instituição se comunicou com a comunidade, realizando muitas ações estando sempre presente nos acontecimentos da cidade, no dia a dia da população. Acredito que esse foi o nosso maior diferencial estar presente na vida dos pessoenses.
Quais estratégias ou iniciativas específicas foram adotadas pela unidade de João Pessoa para impulsionar esse crescimento?
Entre as estratégias é possível citar nossas ações externas junto à população de João Pessoa, além de trazer esse espírito de competitividade, que associados demonstram os nossos diferenciais e impulsionam o crescimento. Outra estratégia é poder mostrar nossa estrutura e o potencial da marca a partir dos nossos números, sempre colocando a nossa agência de empregos como nosso maior diferencial.
Como a unidade de João Pessoa tem se adaptado às demandas e tendências do mercado de trabalho local e nacional?
O Grau Técnico João Pessoa tem se adaptado muito bem quando o assunto é demanda e tendência de mercado. Foram realizados dois feirões ao longo deste ano de 2003, onde recebemos mais de 5.000 pessoas nas duas ações na nossa escola e conseguimos encaminhar para o mercado de trabalho mais duas mil pessoas. Então temos conseguido construir de forma ainda mais forte essa relação, que inclui o estreitar de laços com empresas e órgãos integradores, como super estágios, Sine Municipal, Sine Estadual e trazendo isso para dentro da nossa escola.
Na sua visão, qual é o impacto do crescimento do Grau Técnico João Pessoa no desenvolvimento educacional e profissional dos estudantes?
Em relação ao impacto do crescimento posso afirmar que este tem sido bastante significativo. Afinal de contas, hoje levamos uma mão de obra mais qualificada, conseguimos trazer os alunos para uma realidade prática e formando, assim, profissionais de ponta, capacitados e que atendem aos interesses do mercado e das empresas onde atuam.