Skip to content Skip to footer

Mostra Cultural da Educação Infantil de Cabedelo celebra o protagonismo das crianças

Mostra Cultural da Educação Infantil de Cabedelo celebra o protagonismo das crianças

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu nesta sexta-feira (14), a 18ª Mostra Cultural de Educação Infantil. A iniciativa tem como objetivo destacar o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino que contemplam a Educação Infantil, valorizando as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano e proporcionando um espaço de partilha, expressão e criatividade entre crianças, educadores e famílias.

Além de mobilizar o segmento, o evento pretende dar visibilidade ao processo de ensino-aprendizagem empregado e ressaltar o protagonismo das crianças, por meio do compartilhamento de suas vivências, descobertas e produções com toda a comunidade escolar.

“Trabalhamos todos os dias, conjuntamente com gestores e profissionais das creches, buscando sempre o melhor para as crianças. Promover uma educação de qualidade nesta fase é fundamental, pois elas são o futuro da nossa cidade e do mundo. Por isso, é essencial investirmos, todos os dias, nossa energia, trabalho, empenho e recursos da prefeitura em prol da educação, da inovação. É assim que garantimos que esta geração esteja preparada para os desafios do futuro”, declarou a vice-prefeita Camila Holanda.

Este ano, a Mostra teve como tema “Vivenciando as tecnologias na Educação Infantil através da ludicidade”, projeto pedagógico envolvido ao longo do segundo semestre do período letivo. O evento buscou evidenciar como as creches e escolas vêm explorando recursos tecnológicos de forma lúdica e significativa, promovendo aprendizagens que despertam a curiosidade, a imaginação e o protagonismo infantil

“Essa mostra é um momento singular na educação do município, pois se trata do trabalho mais básico realizado, que é a inicialização da vida escolar, com crianças bem pequenas. Basicamente, é um  evento de compartilhamento das vivências delas com seus pares e, também, da demonstração do empenho dos profissionais em oferecer atendimento cuidadoso e promover uma educação de excelência. É uma mostra, enfim, onde a participação, com todo o talento dos pequenos, é muito importante para a formação”, declarou a secretária de educação, Priscila Rezende.

Realizado na Igreja Batista de Intermares, o evento contou com a participação de todas as nove unidades de creches do município. Elas coloriram o ambiente com a alegria e a criatividade das crianças, que se expressaram em apresentações de números musicais para um público formado por crianças, supervisoras, gestoras, pais ou responsáveis.”

“A educação tecnológica também deve começar na educação infantil, favorecendo na construção de conhecimentos e compreendendo  as tecnologias como passíveis de propostas pedagógicas que contribuem em aprendizagens relevantes e socialmente significativas. Dessa forma, os recursos tecnológicos podem ser ressignificados e contribuírem para a construção de conhecimentos, dentro de um contexto escolar, buscando entender melhor o processo de criação, evolução e utilização de diferentes tecnologias”, explicou a professora Keila Pinto, à frente da organização da Mostra.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.