Skip to content Skip to footer

Na PB, Conselho homenageará ícones da causa do Registro das Pessoas Naturais

Na PB, Conselho homenageará ícones da causa do Registro das Pessoas Naturais

Reunido na manhã desta terça-feira (13), o Conselho Gestor do Fundo de Apoio ao Registro das Pessoas Naturais da Paraíba aprovou, à unanimidade, homenagens propostas pelo presidente e desembargador-corregedor geral de justiça Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho a cinco pessoas que dedicaram boa parte de suas vidas  à tão nobre causa desde a criação do Farpen.

Também ficou deliberado que a entrega das condecorações de honra ao mérito, Medalha Desembargador Raiff Fernandes, se dará durante a próxima reunião, de número 200, a ser realizada na primeira quinzena do próximo mês de janeiro, excepcionalmente na Sede da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba. 

Os primeiros laureados com esse reconhecimento são o desembargador Raiff Fernandes; o juiz titular da Vara de Feitos Especiais da Comarca da Capital, Romero Carneiro Feitosa; o diretor-tesoureiro da Anoreg-PB, Germano Toscano de Brito; o gerente da Associação, coronel Adalberto Paiva; o presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais (Arpen), Manfredo Góes e o gerente de fiscalização extrajudicial, Sebastião Alves.

Extensão da honraria

Por fim, pediu a palavra o presidente da Anoreg-PB, Carlos Ulysses Neto, o qual sugeriu a extensão da entrega da honraria para o desembargador Fred Coutinho e para o Juiz Corregedor Auxiliar Ely Jorge Trindade, pelos relevantes serviços prestados no último biênio, com ética e de franco diálogo, com que trataram as questões relacionadas aos serviços extrajudiciais do Estado da Paraíba, na sua dinâmica gestão à frente do órgão correcional, deixando um marco indelével de grandes realizações em benefício da classe e da sociedade paraibana. A proposta foi aprovada à unanimidade, com abstenção dos homenageados.

Por ocasião desta que foi a última reunião do ano e da proximidade do término do seu mandato como corregedor-geral, o desembargador Fred Coutinho agradeceu o zelo e compromisso dos integrantes do Conselho e destacou a importância do bom debate.

Olhar para cidadania e cartórios

“Aqui trazemos questões para sempre procurar melhor servir à cidadania, mas olhando sempre também o lado dos cartórios, ou seja, para ambos os lados, porque a cada vez que o serviço é aperfeiçoado, a melhor qualidade contempla também o cidadão”, afirmou. Ele considerou a passagem pelo cargo uma experiência marcante, uma época formidável, fantástica, onde pôde aprender muito, não só como profissional, mas como pessoa.

Por sua vez, os diretores presidente e tesoureiro da Anoreg-PB, Carlos Ulysses Neto e Germano Toscano de Brito foram uníssonos em destacar a reciprocidade do sentimento de gratidão pela atenção, carinho e respeito demonstrados à categoria.

Partícipe e protagonista

Considerado um dos decanos e vanguardistas desta história, Germano fez, na condição de partícipe e protagonista, um breve retrospecto dos fatos que culminaram na sanção pelo então governador Cássio Cunha Lima, da Lei n. 7.410/2003 que criou o Fundo de Apoio ao Registro das Pessoas Naturais (Farpen) e da Contribuição ao Custeio dos Atos Gratuitos praticados pelos registradores civis do estado da Paraíba.

“Sinto-me gratificado pela oportunidade de, desde então, ter participado consecutivamente de todas as 199 reuniões ordinárias”, concluiu.

A reunião de hoje, na qual foram homologadas, de forma unânime, os relatórios de pagamentos das prestações de contas referentes ao mês de novembro, contou ainda com a participação do presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais (Arpen), Manfredo Góes, do juiz-corregedor Ely Jorge Trindade, do futuro juiz-corregedor Antônio Carneiro de Paiva Júnior e do diretor da corregedoria, Fernando Antério Fernandes.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.