Skip to content Skip to footer

Nutrição e saúde na vanguarda: destacando o curso do UNIESP em João Pessoa

Nutrição e saúde na vanguarda: destacando o curso do UNIESP em João Pessoa

 

A busca por uma alimentação saudável e o entendimento da relação entre nutrição e saúde têm se tornado cada vez mais relevantes na sociedade atual. Nesse contexto e sem perder de vista a crescente demanda por profissionais capacitados a lidar com essa realidade, o curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário UNIESP, em João Pessoa, surge como um diferencial notável, preparando os estudantes para os desafios de uma carreira promissora e contribuindo, em última análise, para o bem-estar da população.

Sob a liderança da Professora Dra.Gloria Barros de Jesus Medeiros, coordenadora do curso, o UNIESP tem se destacado na Paraíba por oferecer um programa completo e abrangente em Nutrição, proporcionando aos estudantes uma experiência educacional enriquecedora, aliada às demandas atuais do mercado de trabalho.

A estrutura oferecida pelo UNIESP para o curso de Nutrição impressiona e tem sido fator determinante na escolha dos alunos, futuros nutricionistas. Laboratórios especializados, incluindo aqueles dedicados à Técnica Dietética, Tecnologia dos Alimentos, Fitoterapia, Gastronomia, Bromatologia, Microbiologia dos Alimentos, Análise de Alimentos e Avaliação e Educação Nutricional e Nutrição Funcional, garantem que os estudantes tenham acesso a uma aprendizagem prática e inovadora. Além disso, o Consultório de Nutrição dentro da Clínica Integrada de Saúde permite que os futuros profissionais acumulem experiência real no atendimento e acompanhamento nutricional em todas as fases da vida de uma pessoa, beneficiando também a comunidade local.

Um dos aspectos mais notáveis do curso é o compromisso com a prática interdisciplinar, com destaque para o projeto “Saúde do Idoso”, no qual os alunos realizam triagens nutricionais, treinam manipuladores de alimentos e promovem a educação nutricional, abordando o reconhecimento do sabor, textura e odor dos alimentos. Outra iniciativa importante – “Educação Nutricional em Creches” – permite que os estudantes apliquem seus conhecimentos também em ambientes reais, trabalhando para promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

A parceria com hospitais, UBS’s, restaurantes, hotéis e empresas renomadas amplia as oportunidades de estágio, o que permite atuação em diversas frentes da profissão, inclusive com oportunidade de intercâmbio com universidades de outros países, aumentando as chances dos alunos de adquirirem ainda mais conhecimento, assim como explorarem outras culturas e perspectivas, enriquecendo a formação acadêmica. Isso reforça a visão prática e adaptável do curso, tornando os graduados do UNIESP altamente requisitados no mercado de trabalho.

Um outro aspecto fundamental do curso é abordar as falsas informações e mitos relacionados à nutrição. Com a ascensão das redes sociais, a disseminação de informações incorretas sobre alimentação tornou-se uma preocupação crescente. A Professora Glória Medeiros ressalta: “É crucial que as pessoas busquem informações confiáveis e embasadas cientificamente. Muitas vezes, produtos, alimentos e instruções disseminadas por leigos nas redes sociais podem causar mais danos à saúde do que benefícios.”

Segundo a coordenadora, é importante que o Nutricionista se atente às inovações da área e às exigências mercadológicas, a fim de que consiga trilhar uma carreira de sucesso.

O Curso de Nutrição do Centro Universitário UNIESP em João Pessoa está moldando os profissionais de nutrição do futuro, equipando-os com o conhecimento, as habilidades práticas e a compreensão crítica necessários para enfrentar os desafios de uma profissão em constante evolução. Com uma abordagem interdisciplinar e foco na prática real, o UNIESP se destaca como uma instituição líder na formação de nutricionistas altamente capacitados e comprometidos com a saúde da população.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.