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O Boticário lidera debate sobre licença parental em movimento que amplia o significado da palavra “pai”

O Boticário lidera debate sobre licença parental em movimento que amplia o significado da palavra “pai”

Marca reforça o compromisso com a equidade de gênero ao defender o equilíbrio de responsabilidades na criação dos filhos, fortalecendo vínculos e catalisando mudanças

A chegada de uma vida ao seio familiar é um momento de muitas mudanças para todos. É por isso que os momentos iniciais da rotina da criança fortalecem os vínculos entre pai e filho. Nesse sentido, a licença parental é um benefício legal fundamental para o equilíbrio e a conexão entre as pessoas. De acordo com o relatório State of the World´s Father 2023*, coordenado pela Equimundo, apenas 45 países concedem licenças superiores a 14 semanas para ambos os responsáveis pelo novo filho (recém nascidos e adoção), reforçando um estereótipo de gêneros e distanciando o homem do papel de cuidador. Aqui no Brasil, a Lei Trabalhista concede aos pais 5 dias, podendo estender o afastamento em até 15 dias, caso a empregadora integre o projeto Empresa Cidadã.

O Boticário acredita que uma sociedade mais equânime passa diretamente pela revisão e ampliação do período em que todos os cuidadores possam se dedicar à chegada dos seus filhos, como propõe a Licença Parental Universal do Grupo Boticário, que concede o benefício de 120 dias para colaboradores não gestantes e 180 para colaboradores que gestam, desde 2021. Por isso, a marca seguiu abordando, pelo segundo ano consecutivo, o debate sobre a questão na campanha de Dia dos Pais deste ano.

O conceito da campanha deste ano traz uma narrativa que evidencia estereótipos sociais sobre a parentalidade que colocam o pai como coadjuvante no cuidado dos filhos. Então, para refutar esses padrões e promover o debate sobre o papel do pai ir além do percebemos no discurso por parte da sociedade, o Boticário está liderando o debate sobre licença parental e promovendo um movimento de reflexão em cima de um dos primeiros estereótipos em relação ao tema: o significado de pai que, de acordo com muitos buscadores e dicionários, é apenas o “homem que gerou”; “progenitor”.

Por isso, a marca amplia a definição para: “pessoa que cuida e oferece amor, apoio emocional e orientação no desenvolvimento pessoal dos seus filhos”. O novo significado será implementado em três dicionários online: Dicio, Sinônimos e Significados, a partir do dia 29 de julho. O movimento também almeja estimular que demais sites de busca e dicionários reavalie como trazem o significado atualmente e como podem também aderir ao movimento e serem canais ativos para as mudanças da sociedade.

“A consistência na mensagem e a repetição dela fazem parte da contribuição que acreditamos que possa alcançar cada vez mais brasileiros e, assim, seguirmos transformando a sociedade. Ainda hoje, de acordo com pesquisa do DataFolha realizada em março de 2024, a maioria das pessoas acredita que os principais responsáveis pelos cuidados de um recém-nascido são apenas as mulheres. É uma mudança gradual e multilateral: à medida que as novas gerações se enxergam mais no lugar de cuidadores e corresponsáveis por seus filhos, evoluímos nos direitos, mas principalmente na perspectiva da formação das próximas gerações e nos vínculos de afeto”, aprofunda Marcela De Masi, diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Desde 2023, a marca convida as pessoas a refletirem sobre o valor da presença genuína do pai nos primeiros momentos do(a) novo(a) filho(a), de que #5DiasÉPouco (tempo da licença parental comum), e o benefício com 120 dias permite e contribui para a construção de vínculos de qualidade, afeto, confiança e amor. Diferentemente do último ano, em que o chamado era para as empresas, em 2024  a marca traz o tema para conversa e conscientização da sociedade.

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#OndeTemAmorTemBeleza

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Fonte: Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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