O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande) irá ofertar um mutirão de mais de 300 consultas clínicas em mastologia. As pacientes serão encaminhadas para realização do exame de mamografia quando houver necessidade.
Os agendamentos acontecem exclusivamente por telefone entre os dias 02 e 10 de outubro e as consultas serão marcadas por ordem de ligação. Para marcar a consulta, as pacientes deverão entrar em contato através do telefone (83) 2101-5566. O horário de atendimento ocorrerá entre 8h e 12h e no período da tarde entre 14 e 17h.
Para ser atendida na unidade filiada à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), a usuária deve possuir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Campina Grande, mais de 40 anos de idade e ter realizado um exame de mamografia há dois anos ou mais.
“Além das consultas, haverá a realização do mutirão no dia 21 de outubro no qual serão realizadas 15 cirurgias mamárias (exérese de pequenos nódulos), contemplando pacientes que já estão na lista de espera cirúrgicas do HUAC, afirmou a Chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HUAC, Teresinha do Bú Melo.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.
Sobre a campanha
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, inclusive aos homens, apesar do número reduzido.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.