Com apenas 14 anos e um currículo profissional de gente grande, o atleta paraibano Arthur Piloto brilhou, no último domingo (27), na Europa, e conquistou o título de bicampeão, durante o Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu Kids, promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu (IBJFF).
A competição, considerada de grande relevância para a modalidade, ocorreu, no Complexo Municipal Esportivo do Casal Vistoso, em Lisboa, em Portugal, e contou com a participação de renomados atletas do mundo inteiro.
O título conquistado pelo paraibano, na categoria superpesado (até 69 kg), faixa verde, veio da final com o brasileiro de Santa Catarina Nicolas Taz, com um placar de 6×2 o que garantiu a Arthur Piloto faturar a medalha de ouro e se tornar o único nordestino a alcançar tal feito.
Com a vitória, o lutador paraibano amplia seu potencial e aumenta a coleção de títulos conquistados, dentro e fora do país, consagrando-se na modalidade esportiva.
“O esporte faz parte da minha vida, da minha rotina. É algo hoje indissociável da minha trajetória. Então, poder trazer mais essa medalha para a Paraíba, significa a colheita de muito esforço e sacrifício e, também, de muita dedicação, mas, acima de tudo, de muito orgulho do potencial técnico que o esporte está me proporcionando ser”, declarou Arthur Piloto.
Trajetória
O bicampeão europeu iniciou no esporte aos oito anos. De lá para cá, foram inúmeras vitórias, medalhas, títulos, premiações e muita experiência adquirida.
Apesar da pouca idade, Arthur Piloto coleciona vitórias de dá inveja a muita gente grande. Em 2023, o lutador conquistou o título europeu, na Irlanda. Além disso, foi duas vezes campeão mundial, em Abu Dhabi; duas vezes campeão, no Pan-Americano Kids, em Orlando, nos Estados Unidos; quatro vezes campeão Sul-Americano, no Rio de Janeiro; três vezes campeão brasileiro, em São Paulo e uma vez campeão continental, em Las Vegas, nos Estados Unidos, além de outros títulos.
Para a competição na Europa, o lutador contou com a instrução de três professores: Lúcio Charles, Valdênio Mendes e Elisdon Duet.
O pai de Arthur Piloto Alexandre Sousa considerou o apoio ofertado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e pelo Governo do Estado da Paraíba como imprescindíveis para a conquista dessa vitória e declarou, ainda, a sensação de ver o filho indo a tão longe, por meio do esporte “O sentimento é de orgulho, da certeza de que estamos no caminho certo, com foco, dedicação, muita vontade de vencer e de provar que o esporte pode melhorar não só a vida do atleta, mas de toda a sociedade, seja por meio do desenvolvimento econômico e social, seja por meio de uma melhor qualidade de vida, de bem-estar. Essa medalha representa, especialmente, a história e luta do povo paraibano”, defendeu.