Evento promoveu uma intensa programação com atividades de profissionalização e de valorização da cultural local
A primeira Semana Cultural do Maracatu Pé de Elefante se encerou no último sábado (10), marcando o encerramento de uma série de atividades que aproximaram a comunidade de João Pessoa às raízes culturais da Paraíba e do Nordeste. A semana teve como objetivo não apenas celebrar o dia do Maracatu, que foi 1 de agosto, mas também proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências para os participantes.
Entre as atividades, as oficinas, ministradas por nomes renomados da área cultural, abordaram desde a confecção dos instrumentos tradicionais, dança, cenografia até uma produção audio-visual – um dos pontos altos do evento. Um dos momentos mais significativos foi o cortejo, com apresentação do Maracatu Pé de Elefante dentro da comunidade, em uma interação com música, dança e fotografia. “Muitos aprenderam e ensinaram! Tivemos bastante sucesso, acontecendo de forma natural e positiva. Nosso intuito desde o começo era unir forças e somar esforços para que pudéssemos oferecer mais oportunidades de atividades artísticas, culturais e também profissionalizantes para toda a população que pudesse participar”, expressou Mestre Fernando, da Nação Maracatu Pé de Elefante.
Ao todo, foram cerca de 500 pessoas impactadas – entre participantes, visitantes e equipe de produção. “Foi ótimo ver tanta gente presente, incluindo participantes de outros estados, como Rio Grande do Norte e Minas Gerais, que também estiveram conosco nas oficinas. Isso é muito importante porque mostra o impacto da nossa cultura e como as pessoas estão reconhecendo o valor do nosso centro histórico e do Maracatu, participando e se unindo a nós nesse movimento”, comentou Valério Lima, da Casa Amarela Produções.
Com o sucesso desta edição, a expectativa é de que o evento se consolide ainda mais no calendário cultural da cidade, atraindo cada vez mais participantes e ampliando o alcance e a visibilidade do maracatu e das demais expressões culturais que enriquecem a região. “Esperamos, em agosto do ano que vem, estarmos juntos para mais uma edição deste evento com novas oficinas e novos parceiros”, adianta Valério.
Para acompanhar as atividades do Maracatu Pé de Elefante, siga no Instagram @mnpedeelefante .