A Receita Federal se prepara para fechar o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 na próxima quinta-feira, 17 de julho. Contribuintes que enviaram suas declarações ou saíram da malha fina até o dia 16 de julho poderão ser contemplados. O pagamento está agendado para o dia 31 de julho, com o dinheiro sendo depositado na conta indicada pelo contribuinte ou via Pix, caso esta seja a opção e a chave seja o CPF. Pela primeira vez este ano, o terceiro lote deve incluir contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias.
A consulta para saber se você foi incluído neste lote geralmente é liberada uma semana antes da data de pagamento. Para verificar, basta acessar o site “Consultar Restituição”, informando seu CPF, data de nascimento e o ano de exercício (2025). Outra opção é utilizar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), que oferece uma consulta mais detalhada sobre o valor e local do depósito, mas exige senha do portal Gov.br nível prata ou ouro. Vale lembrar que o prazo para a declaração do IR sem multa já se encerrou em 30 de maio, e quem ainda não declarou está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
Calendário de pagamentos
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 é dividido em cinco lotes anuais, com pagamentos de maio a setembro. Se você declarou e ainda não recebeu, é provável que tenha caído na malha fina e precisará corrigir as informações enviando uma declaração retificadora. Após os cinco lotes regulares, a Receita inicia os pagamentos residuais, que incluem valores atrasados e para aqueles que saíram da malha fina de anos anteriores. É importante notar que, a partir do segundo lote, a restituição recebe correção monetária com base na taxa Selic mais 1% ao mês.
Confira o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025:
1º lote: já pago
2º lote: já pago
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Os contribuintes prioritários continuam sendo beneficiados, incluindo idosos (a partir de 60 ou 80 anos), pessoas com deficiência ou doença grave, profissionais do magistério e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou recebimento via Pix. Fique atento às datas e consulte sua situação para garantir o recebimento da sua restituição.