Skip to content Skip to footer

Por Ronaldo Magella

A afirmação de Jesus nos revela não o que a gente olha, mas o que a gente vê, o mundo é o nosso espelho e a gente vê nele o que há dentro de nós.

Há quem olhe, mas não veja. Olhar é superficial, vê é ir além das aparências. Olhar é banal, comum, natural, vê é sentir, perceber, subjetivar.

Alguém pode olhar o mundo, as pessoas, as cores, a vida, e não sentir nada, mas, se pode ver as mesmas coisas se perceber sentimentos, emoções, energia, todo um contexto.

Jesus disse, se o teu olho for bom, todo o teu corpo será, como bom psicólogo, ele estava dizendo, cada um enxergará o mundo, a vida, as pessoas pela medida que sentir, que perceber, que quiser, que entender.

Pense, ele disse, se o teu olho for bom, teu corpo o será, pense, ele não fala da alma, do coração, mas do olhar, daquilo que se pode ver, enxergar, pois os olhos são o espelho da alma, eu vou encontrar no mundo o que houver dentro de mim, a vida é um reflexo de como eu sou por dentro.

Tu podes enxergar o copo meio cheio ou podes vê-lo meio vazio, no primeiro caso você entende a vida com esperança, de forma positiva, na segunda situação, você é um pessimista que foca apenas na falta, na ausência, naquele que você não tem.

É o que vejo e como vejo, que me dirá muito sobre mim, sobre como entendo o mundo, não é ser ingênuo e aceitar tudo, mas encontrar sempre uma motivação para continuar, para seguir, crescer viver.

Responda rápido, quem vive melhor, quem resolve os problemas ou quem se perder no hábito constante de criticar a tudo sem nada fazer para mudar a situação?

Sábio, Jesus nos deixou o código, é como você enxerga o mundo, a vida, as pessoas, é sempre sobre escolher, decidir, agir, ter atitudes.

Não te demores no pessimismo, o pessimista é lento, nada constrói, anda em círculo e nunca avança, sedes antes protagonista da tua própria vida, proativo, resolutivo, é melhor fazer do reclamar, quem trabalha, faz, não tem tempo para reclamar, pois está ocupado vendo um mundo melhor e acreditando nele e em si mesmo.

São os olhos de ver, quais as tuas lentes, como tu enxergas o mundo, a vida, as pessoas e a ti mesmo?

Para mais reflexões
@ronaldo.magella
Esse texto estará no 10º de Ronaldo Magella:
Reflexões para um novo tempo, como a fé, o amor e evangelho podem nos ensinar a viver melhor.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.