Há conversas que funcionam como espelho da cidade, revelando o que inquieta quem circula todos os dias pela “Queridinha do Nordeste”. Foi assim na entrevista que fiz com o vereador licenciado e ora superintendente da Semob-JP, Marcílio Pedro Siqueira Ferreira (Marcílio do HBE), quando a pergunta sobre a “Zona Branca” proposta pela Câmara de Dirigentes Lojistas deixou claro que o tema ainda não chegou ao radar oficial da gestão.
Apesar de reconhecer a origem, ele disse desconhecer a iniciativa e que aguarda eventual posição do prefeito Cícero Lucena para avaliar qualquer alternativa ao sistema de estacionamento rotativo pago.
Faixa para motos e exclusão de Mangabeira da Zona Azul
O diálogo avançou para um assunto recorrente nas grandes capitais: a possibilidade de faixas exclusivas para motociclistas. O superintendente explicou que João Pessoa não dispõe da mesma largura viária de São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro, mas que a Semob estuda trechos capazes de comportar “faixas azuis” sem comprometer a segurança. E destacou que a análise não parte de bairros específicos, mas de locais com fluxo elevado, onde seja possível garantir a largura mínima exigida para o tráfego de veículos e motos.
Outra preocupação da população, a exclusão do populoso Mangabeira da Zona Azul também foi abordada. Marcílio alegou que a topografia e o traçado das vias exigem um estudo mais profundo antes de qualquer implantação.
Sobre as obras (de novo) da Avenida Rui Carneiro, informou que a ampliação das faixas está em fase final e que a nova sinalização só será definida após a conclusão do trecho (?) seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Viadutos do Altiplano e caos no entorno de escolas
Ele acrescentou que as intervenções nos corredores Epitácio Pessoa, Beira Rio, João Machado e Cruz das Armas fazem parte do planejamento para melhorar a fluidez do transporte coletivo, com apoio de semáforos inteligentes.
Questionado sobre os novos viadutos do Altiplano, Marcílio apenas lembrou que a licitação é conduzida pela Central de Compras do município.
Por fim, acerca do congestionamento no trânsito e riscos a pedestres no entorno das escolas privadas nos horários de pico, reforçou que a equipe de educação de trânsito mantém campanhas permanentes para orientar pais e responsáveis a evitar bloqueios e garantir segurança a pedestres e motoristas.