Skip to content Skip to footer

Sinduscon-JP aposta na qualificação e alfabetização para enfrentar falta de mão de obra na construção civil

Sinduscon-JP aposta na qualificação e alfabetização para enfrentar falta de mão de obra na construção civil

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Ozaes Mangueira Filho, fez um alerta durante o Coopmet 2025, realizado nesta quinta-feira (14) pela Cooperativa da Construção Civil da Paraíba (Coopcon-PB): a falta de mão de obra qualificada é um desafio que atinge todo o país e afeta diretamente o setor na capital paraibana.

Segundo ele, é preciso despertar o interesse dos jovens para o canteiro de obras, mostrando que a profissão oferece salários atrativos e jornadas menores do que outros setores, como comércio e shoppings.

Foco na qualificação

Para reverter o cenário, o Sinduscon-JP tem apostado em parcerias estratégicas com o Senai, a Prefeitura de João Pessoa e negociações com o Governo da Paraíba para levar cursos de capacitação diretamente aos canteiros. A iniciativa também inclui um objetivo ousado: erradicar o analfabetismo entre trabalhadores da construção civil, integrando-os ao programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. “Estamos focados em qualificação, porque esse é o grande gargalo da construção civil e da indústria como um todo”, acrescentou.

O dirigente destacou que melhorar a qualificação e as condições de trabalho é fundamental para garantir a competitividade do setor e atender às demandas dos associados. “Estamos trabalhando para atrair novos profissionais, capacitar quem já está na área e melhorar as relações dentro dos canteiros”, afirmou, ressaltando que o Sinduscon-JP seguirá mobilizado para transformar esse desafio em oportunidade de crescimento para todo o mercado da construção civil paraibana.

Cândido Nóbrega

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.