Skip to content Skip to footer

Teste do Pezinho identifica até 10 doenças, mas precisa ser feito no tempo certo

Teste do Pezinho identifica até 10 doenças, mas precisa ser feito no tempo certo

Este mês é de alerta para os pais de recém-nascidos. Por meio da campanha “Junho Lilás”, os pediatras estão chamando a atenção para que as crianças façam o “Tese do Pezinho” no tempo certo, ou seja, entre o segundo e o quinto dia após o nascimento. O exame, chamado Triagem Neonatal Biológica (TNB), faz parte dos primeiros procedimentos básicos para a saúde preventiva dos bebês desde 1970 e, atualmente, é capaz de diagnosticar precocemente até dez doenças.

“Caso os pais ou responsáveis pela criança não realizem neste período [entre o segundo e quinto dia de vida], o exame torna-se inválido, pois os processos metabólicos do organismo do bebê estarão sendo realizados e isso pode gerar exames falsos positivos”, explicou a pediatra Adrianna Ramalho Araruna Serafim, médica cooperada da Unimed João Pessoa.

A médica esclareceu ainda que, no caso dos bebês prematuros ou aqueles que receberam hemotransfusões, o Teste do Pezinho deve ser feito em duas coletas, ou seja, entre o período ideal (segundo ao quinto dia) como também após 120 dias. “O Teste do Pezinho é extremamente importante para todas as crianças, pois poderemos diagnosticar de maneira precoce e tratarmos doenças que poderão evoluir de forma grave no futuro”, reforçou.

AMPLIAÇÃO DO TESTE

Atualmente, o Teste do Pezinho é capaz de identificar dez doenças. Contudo, em 2021, por meio da Lei Nº 14.154, o exame foi ampliado e será capaz de identificar precocemente até 53 doenças. A ampliação vem sendo feita de forma progressiva, por fases.

“O Ministério da Saúde vem ditando um cronograma de implementação do novo teste. Este programa é composto de cinco fases e estamos entre a terceira e a quarta. As próximas serão das Imunodeficiências Primárias e, em seguida, a da Atrofia Medular Espinhal”, explicou Adrianna Serafim.

COMO É FEITO

O Teste do Pezinho está entre os procedimentos disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo feito também nas unidades de saúde, quando a criança já recebeu alta da maternidade e não realizou o procedimento no local. Para a realização do exame, são colhidas algumas gotas de sangue de um dos pés do bebê.

DOENÇAS DIAGNOSTICADAS

Fenilcetonúria Hipotireoidismo Congênito

Hipoplasia Adrenal Congênita

Deficiência de Biotinidase

Fibrose Cística

Anemia Falciforme e outras

Hemoglobinopatias

Deficiência de G6P

Galactosemias

Leucinoses (Doença do Carope do Bordo)

Toxoplasmose Congênita

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.