Skip to content Skip to footer

Unitrans realiza Roda de Conversa para lembrar aos seus colaboradores a importância do Novembro Azul e da prevenção

Unitrans realiza Roda de Conversa para lembrar aos seus colaboradores a importância do Novembro Azul e da prevenção

Com cerca de 80% de seu quadro funcional formado por profissionais homens, a empresa de transporte coletivo urbano Unitrans, de João Pessoa,  sabe que é  importante alertar seus colaboradores em relação à prevenção, principalmente, sobre um assunto que diz respeito à saúde do homem. E foi com esse objetivo que a empresa realizou ontem uma Roda de Conversa sobre a campanha Novembro Azul com o médico Helton Andrade. O evento aconteceu no auditório da empresa, localizada no bairro de Água Fria, e foi aberto pelo Auxiliar de Recursos Humanos da Unitrans, Matheus Lima, que reforçou a importância do momento.

No início da ação foi distribuído um folheto educativo com orientações e sinais que precisam ser investigados e, em seguida, o médico abriu os diálogos abordando questões de fatores genéticos, de risco, as formas de tratamento e outros assuntos correlatos à saúde masculina. “O homem morre, em média, sete anos mais cedo que a mulher e isso está muito relacionado aos cuidados preventivos que nós deixamos de ter. Nós homens não cuidamos tanto de nossa saúde como deveríamos”, disse Dr. Helton, lembrando que é importante fazer o exame de sangue PSA para identificar possíveis alterações, assim como o exame do toque retal (nos homens com fatores de risco e história familiar da doença a partir dos 45 anos de idade, e, a partir dos 50 anos, caso não tenha história familiar nem fatores de risco).

O médico lembrou ainda que a prevenção contra o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito, além de medo pelos homens e que o toque retal, de fato, pode ser constrangedor, mas, muito necessário, principalmente quando há identificação de alteração no PSA. “Por causa de medo ou preconceito em realizar o exame de toque retal, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente o que dificulta o tratamento”, reforçou Dr. Helton, lembrando que a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que aparece, na maioria dos casos (75% dos casos), a partir dos 65 anos de idade.

Depois das explanações do médico, foi aberto a Roda de Conversa, com os colaboradores fazendo perguntas relativas ao assunto e à saúde masculina de forma geral. Entre os assuntos debatidos, esteve saúde sexual e reprodutiva masculina, infecção urinária, sintomas e sinais do câncer de próstata, indicações e implicações da cirurgia, fatores hereditários para desenvolvimento de algumas doenças que afetam mais os homens, etc. “A melhor conduta sempre será a identificação precoce e tratar o paciente no início da doença antes que a cura se torne mais difícil e suas implicações mais graves”, reforçou Dr. Helton, chamando atenção para os sintomas do câncer de próstata: diminuição da força do jato urinário, aumento da frequência de idas ao banheiro (principalmente urinar mais à noite e pela madrugada) e sensação de que a bexiga não está totalmente vazia após urinar. “Esses são indicativos de que há algo errado e precisa ser investigado”, disse ele.

A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, lembra que a exemplo da campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul também é fundamental para chamar atenção da importância da prevenção e dos cuidados que devemos ter com a saúde. “Tanto o câncer de mama que acomete as mulheres, quanto o câncer de próstata, quando são descobertos no estágio inicial da doença, as chances de cura são muito altas. Por isso é fundamental a prevenção, com a realização dos exames e fizemos essa ação para reforçar a importância de se cuidar”, reiterou Lorena.

  Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento nacional que objetiva alertar a população, especialmente, a masculina sobre o câncer de próstata. Esse movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália, desde 2003, volta-se para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata, que é uma importante causa de morte entre os homens. O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.