Skip to content Skip to footer

Cabedelo recebe ações do Projeto Somos do Mar, com uma programação voltada para educação ambiental e cultura oceânica

Cabedelo recebe ações do Projeto Somos do Mar, com uma programação voltada para educação ambiental e cultura oceânica

Cabedelo recebeu esta semana as ações do “Projeto Somos do Mar”, uma iniciativa voltada à educação ambiental e à defesa do meio ambiente. Foi uma oportunidade da comunidade escolar e população de Cabedelo participar de uma série de eventos especialmente voltados à limpeza dos mares e a cultura oceânica.

A ação foi fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) – por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Turismo (Setur) e Educação (Seduc) – das instituições ImPact, Espaço Oceano, Sudema e os idealizadores do Projeto Somos do Mar e constou da apresentação de um espetáculo teatral e de uma oficina com foco na educação ambiental.

“Um dos princípios do trabalho ambiental em Cabedelo é a educação. Ao lado das fiscalização e combate aos crimes ambientais, as campanhas educativas e de conscientização são nosso foco. Parcerias como estas, com o Projeto Somos do Mar, reforça nosso trabalho, por meio de ferramentas e conteúdos elaborados para levar informações, conhecimento para a população”, declarou o secretário do meio ambiente, Yussef Asevêdo de Oliveira

Nesta quarta-feira (20), o espetáculo “Mar de Soluções” foi apresentado – nos turnos da manhã, às 09h, e, à tarde, a partir das 14h – no Teatro Santa Catarina, em  sessão voltada para os alunos das escolas municipais. O espetáculo traz uma reflexão sobre o descarte de lixo nos mares e os danos que a prática representa para a vida marinha.

Além da programação voltada aos alunos da rede, o projeto reservou mais dois eventos para a população. Na segunda-feira (18) foi realizada a oficina “Vida Secreta dos Objetos”, no Horto Municipal de Cabedelo, destinada a adultos e jovens a partir dos 14 anos, assim como para educadores, gestores e comunidade em geral.

Já no próximo sábado (23), o espetáculo “Mar de Soluções” volta a ser exibido, desta vez no Anfiteatro do Parque do Jacaré, às 17h31m (após o pôr do sol), em sessão aberta para a população em geral.

“Recebemos em nossa cidade um projeto que está percorrendo o litoral do Brasil, numa jornada em prol da conservação do oceano. No espetáculo, por exemplo, os personagens deixam uma importante mensagem de cuidado com o oceano e isso é muito importante para uma cidade cercada por cursos d’água como a nossa. Tratar sobre a importância do descarte correto, racional é uma forma de construir uma consciência coletiva sobre o destino final de todo o lixo que é o mar, infelizmente”, comentou a engenheira ambiental Mariana Nóbrega, da equipe de educação ambiental da Semam.

“Somos do Mar” – Projeto de educação ambiental itinerante em uma jornada pela costa brasileira, que busca unir arte e ciência com o objetivo de disseminar a cultura oceânica e combater o lixo no mar. O projeto é tocado pela engenheira ambiental Diulie Tavares e pelo oceanógrafo Rafael Langella  e carrega na bagagem quatro ações:   Espetáculo Mar de Soluções, Oficina Vida Secreta dos Objetos, Oficina Oceamo e Tenda do Mar. Estas ações se concentram na oferta de oficinas para adultos e crianças.

“Mar de Soluções” – O Espetáculo “Mar de Soluções” aborda a temática do lixo no mar e possíveis soluções, em um híbrido de teatro e circo.A história traz o encontro de um organismo marinho, Marina, e um mergulhador especialista em oceano, Robertino. Por meio da narrativa é possível conhecer mais sobre a importância do oceano, entender como os resíduos estão chegando em suas águas, e como cada um pode contribuir para redução da incidência. O espetáculo tem direção de Lucas David e tem 50 min de duração.

“A vida secreta dos objetos” – A oficina é uma fusão transdisciplinar de arte-educação, com o objetivo de repensar a relação com o consumo e descarte de resíduos. Voltada ao público adulto, professores, acadêmicos, educadores no geral, que queiram aprofundar suas reflexões e conhecer novas práticas de educação ambiental. Através de ciclos vivenciais e práticos a oficina desperta a memória afetiva dos participantes, criando espaço para diálogo e construção de conhecimento coletivo. A ação é dirigida a pessoas a partir de 14 anos e tem duração de 4 ou 8h.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.