Skip to content Skip to footer

Condomínio em Bananeiras celebra primeira colheita sustentável de uvas 

Condomínio em Bananeiras celebra primeira colheita sustentável de uvas 

Localizado na zona rural de Bananeiras, no Brejo paraibano, o Alteza Condomínio Resort incorporou ao seu projeto imobiliário um vinhedo voltado à produção de uvas Sauvignon Blanc e Malbec e realizou neste mês a primeira colheita das duas variedades, com volume aproximado de uma tonelada de cada. A iniciativa integra o conceito do grupo Conserpa&Enger que associa ocupação planejada do território, uso produtivo do solo e preservação ambiental em uma área com características climáticas favoráveis.

A implantação do projeto vitivinícola no núcleo residencial exclusivo Terroir Alteza, foi acompanhada por análises químicas conduzidas por especialista técnico e cientista responsável pela produção, que atestaram a excelente qualidade das uvas colhidas. O resultado legitima o caráter técnico da iniciativa e afasta qualquer leitura meramente estética ou promocional, inserindo o vinhedo como parte estruturada de uma proposta que se harmoniza com o uso qualificado do solo e com o potencial produtivo do clima frio do Brejo paraibano.

Segundo o presidente do grupo Conserpa/Enger, José William Montenegro Leal, o baixo índice de ocupação do empreendimento é uma escolha deliberada do projeto, voltada à preservação ambiental e à integração paisagística. A área mantém resquícios de Mata Atlântica, e o paisagismo foi pensado para harmonizar com essa condição, com o plantio de árvores nativas como o Ipê no Alteza, Alteza Condo Resort e Fazenda Alteza, espécies adaptadas ao relevo e às variações climáticas, incluindo palmeiras distribuídas pela mata e pelas encostas, reforçando a leitura de continuidade entre ocupação humana e ambiente natural.

Sobre o Alteza Condomínio Resort

Implantado em cerca de 75 alqueires na Serra da Borborema, se consolidou como empreendimento imobiliário de alto padrão voltado à segunda e terceira moradia, combinando baixa ocupação, preservação ambiental e tipologias residenciais diferenciadas.

O projeto reúne 372 terrenos, com metragens entre 759 m² e 3.000 m², mantendo mais de 50% da área destinada à preservação, reflorestamento, paisagismo, lagos e espaços de convivência, e abriga núcleos residenciais distintos, como a Reserva Alteza, composta por 18 casas exclusivas de arquitetura contemporânea, com 1, 2 ou 3 pavimentos, implantadas na colina e acessadas de forma pioneira por, em referência à história ferroviária local, integrando à paisagem e à vegetação nativa.

O condomínio incorpora ainda vinhedo próprio, áreas de lazer estruturadas, gestão profissional voltada à hospitalidade e um modelo que alia qualidade de vida, uso qualificado do território e valorização imobiliária consistente. No abastecimento hídrico, o Alteza utiliza água da concessionária pública, com suporte de poço tubular, além de contar com um açude já existente que integra o cenário paisagístico do condomínio.

Cândido Nóbrega

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.