Skip to content Skip to footer

Condomínio Cabo Branco Privé dá um bom exemplo de preservação ambiental ao elaborar Plano de Manejo Arbóreo

Condomínio Cabo Branco Privé dá um bom exemplo de preservação ambiental ao elaborar Plano de Manejo Arbóreo

Condomínio Cabo Branco Privé dá um bom exemplo de

 preservação ambiental ao elaborar Plano de Manejo Arbóreo

            Com duas áreas de vegetação nativa de reservas de Mata Atlântica, o Condomínio Cabo Branco Privé, localizado no bairro Portal do Sol, em João Pessoa, dá um bom exemplo de iniciativa em relação à preservação ambiental. Desde setembro do ano passado, que a atual administração do condomínio trabalha com uma consultoria que está elaborando um Plano de Manejo Arbóreo. O responsável técnico pelo trabalho é o Engenheiro Agrônomo, especialista ambiental e técnico da SEMAM, Anderson Fontes.

            “Estamos realizando uma consultoria e assessoria técnica para identificar as árvores e plantas das duas reservas do condomínio para balizar futuros projetos de manejo arbóreo, com a finalidade de não apenas manter, mas, sobretudo preservar as árvores e plantas das áreas verdes, incluindo as matas, os jardins comuns e canteiros centrais”, explica Anderson, que também atua como consultor em outros condomínios da cidade.  

            O especialista reitera que a iniciativa foca na elaboração de laudos técnicos que mostram as condições das espécies existentes e quais cuidados devam ser tomadas para preservação das mesmas, como deve ser feitas as podas corretas, quais espécies devem ser plantadas no local, identificar quais árvores estejam doentes, etc. “O Cabo Branco Privé dá uma demonstração inequívoca de responsabilidade ambiental”, elogia Anderson, que realiza os estudos todas as terças-feiras, das 14h às 16h.

            A síndica do Cabo Branco Privé, Doralice Honório, explica que esse estudo é inédito e que, em quase 25 anos de existência do condomínio, essa é a primeira administração que se preocupou com esse levantamento. “Quando assumimos a gestão em janeiro de 2024, entre uma de nossas prioridades, era preservar essa riqueza ecológica em nosso habitat. E foi pensando nisso que contratamos, em setembro do ano passado, o Anderson para nos auxiliar neste projeto de preservação”, destaca ela.

            Ainda segundo Doralice desde que começou o estudo, apenas um coqueiro foi removido da mata porque estava comprometido e quase caindo em cima do telhado de um imóvel e foram feitas algumas podas técnicas no entorno do condomínio para preservar a cerca elétrica existente no muro. “As podas eram necessárias por uma questão também prioritária para nós que é a segurança, para que a cerca elétrica pudesse funcionar, e a retirada do coqueiro foi também uma questão de segurança, mas vamos replantar outra árvore mais adequada no local”, reitera ela.

            Ainda segundo Doralice, o próximo passo será iniciar um projeto de educação ambiental para os moradores com foco principal nas crianças, para mostrar o plantio das árvores, explicar o bioma da reserva e fazer com que quem se interessar da comunidade conheça, de fato, a reserva e suas espécies. “Esse estudo está sendo muito importante para preservação das nossas reservas e orientação de como a atual administração melhor pode proceder para preservar esses espaços que são uma riqueza para a nossa comunidade”, reitera Doralice, lembrando que até agosto próximo,  condomínio terá seu Plano de Manejo Arbóreo finalizado e, portanto, um fiel levantamento de como encontram-se as vegetações e seus respectivos estágios de regeneração e estado fitossanitário.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.