Skip to content Skip to footer

Afastamento remunerado de servidoras públicas de JP vítimas de violência caminha para se tornar realidade 

Afastamento remunerado de servidoras públicas de JP vítimas de violência caminha para se tornar realidade 

Mais um passo importante foi dado esta semana na tramitação do Projeto de Lei que garante afastamento remunerado a servidoras públicas vítimas de violência doméstica e familiar. A proposta, de autoria do vereador Guga Moov Jampa (PSD-PB) recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa.

O relator da matéria, vereador Marcos Vinícius (PDT-PB), destacou que o projeto respeita a legislação vigente e está em consonância com a Constituição Federal, não havendo qualquer vício de iniciativa que impeça sua continuidade.

Direito essencial

A proposta visa garantir a essas servidoras públicas, que é assegurar que essas mulheres tenham tempo e suporte para reorganizar suas vidas com dignidade, segurança e respaldo legal.

O parecer da CCJ considerou uma forma de suplementação da legislação federal existente, adequando-a à realidade local de João Pessoa, conforme a Carta Magna permite que trata da competência legislativa concorrente entre os entes federativos.

Outro ponto destacado foi que o PL não cria novas estruturas ou interfere nas atribuições dos órgãos públicos municipais, assim estabelece apenas disposições genéricas e abstratas relacionadas à Política Municipal de Proteção à Mulher. Assim, eventuais regulamentações e operacionalizações caberão ao Poder Executivo Municipal, por meio de decreto, respeitando a autonomia administrativa da Prefeitura”.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.