Skip to content Skip to footer

Associação Paraibana dos Defensores Públicos completa 20 anos fazendo história

Associação Paraibana dos Defensores Públicos completa 20 anos fazendo história

Com apenas duas décadas de existência, a APDP consolidou ao longo desse período um histórico de lutas administrativas e judiciais e conquistas em favor não só dos seus associados. Muitas foram as conquistas nesses 20 anos históricos, onde se destaca de modo especial à luta para garantir autonomia administrativa e financeira da Defensoria Pública paraibana, com a devida correção/repasse do duodécimo a instituição pelo governo do estado.

Após alcançada a autonomia foram carreadas outras conquistas beneficiando todos os defensores paraibanos, a exemplo de melhorias de subsídio, isonomia dos defensores aposentados com os ativos e pagamento de auxílio saúde aos aposentados.

Nesse contexto, o presidente Fábio Liberalino destacou a luta incansável da APDP em parceria com a ANADEP nos tribunais superiores em Brasília, que resultou, após quatro anos de guerra, na vitória que veio a beneficiar a toda categoria.

Ele lembrou que essas vitórias da APDP tiveram início nas gestões dos ex-presidentes Madalena Abrantes e Ricardo Barros, sempre assessorados pela advogada Ciane Feliciano. “Sem sofrer descontinuidade a APDP continua de forma objetiva e clara com sua luta diária buscando melhorias para os seus associados”, concluiu.

Fortalecimento da DPE-PB

Para a atual presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, “celebrar 20 anos da APDB é relembrar a história de luta pelo fortalecimento da Defensoria Pública do Estado da Paraíba”. Para ela, a Associação Paraibana de Defensores Públicos “é exemplo de compromisso de trabalho com e para defensoras e defensores públicos, tendo se consolidado ao longo dos anos, como peça fundamental no enfrentamento legislativo e jurídico em defesa da classe e da consolidação da autonomia da instituição”.

“Em âmbito nacional, a APDP é parceira da ANADEP em todas as pautas defensoriais. Parabéns ao presidente Fábio Liberalino e a toda diretoria que está à frente do trabalho associativo nesta comemoração histórica dos 20 anos”, declarou.

Histórico

Fundada em 26 de julho de 2002, APDP deu continuidade aos trabalhos da antiga Associação dos Advogados de Ofício, que a incorporou, APDP sempre funcionou em imóveis no centro da cidade próximo aos três poderes, estando há 11 anos estabelecida no edifício da Asplan, contando hoje com  290 associados entre ativos e aposentados e um quadro funcional de 7 colaboradores.

O primeiro presidente da APDP foi o DP. Júlio Vanildo, sucedido por DP. Marcone Chianca, DP. Enriquimar Dutra, DP. Otávio Araújo, DPA. Madalena Abrantes, DP. Ricardo Barros e atualmente DP. Fábio Liberalino.

A entidade dispõe de uma Sede Social própria localizada na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo-PB, que mantém infraestrutura necessária a conforto, segurança e lazer dos associados. Ademais, firmamos parcerias através de convênios estaduais e nacionais com várias empresas e instituições com o objetivo de beneficiar os associados.

Aniversário de 20 anos

“Inicialmente fizemos uma previsão para comemorar nosso aniversário na próxima sexta-feira (29). Entretanto, razões outras nos levaram a remarcar nossa festa para o dia 2 de dezembro de 2022, oportunidade em que juntos comemoraremos as duas décadas de fundação e nos confratenizarmos festivamente em uma inesquecível noite que ficará marcada na história da APDP”, concluiu Fábio Liberalino.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment