Uma árvore frondosa, sem rachaduras ou buracos no tronco e visivelmente saudável foi levada ao chão junto à outra de menor porte anteriormente derrubada na mesma calçada da Rua Targino Marques/esquina com a Rua Coração de Jesus, onde uma obra de construção que se encontra em fase avançada teve placa afixada pelo @creapb há menos de 15 dias.
Isto se deu no coração do bairro Tambaú, próximo à Avenida Ruy Carneiro, onde a @prefjoaopessoa desmatou todas as árvores existentes no canteiro, privando os ciclistas de sombra e de conforto e as pessoas de conscientização ambiental para uma melhor qualidade de vida, aliás, que é uma das pautas da Conferência da @onubrasil sobre Mudanças Climáticas – @cop30brasil – que será realizada no próximo mês de novembro em Belém (PA).
Cada vez menos verde
João Pessoa, badalada como a “Queridinha do Nordeste” nunca teve a comprovação científica de ser a cidade mais verde do mundo, mas o que é pior, segundo o @ibgeoficial, aparece com 53,2% das vias arborizadas, ocupando a 17ª colocação entre as capitais do país, quando no Censo de 2010, esse percentual era de 78,4%.
A derrubada das árvores se deu a poucos metros de uma base da Guarda Municipal da Prefeitura de João Pessoa (sem qualquer sinal de funcionamento) próximo à PBTUR, vizinho à casa de diversões eletrônicas Philipeia junto o à uma das tradicionais mini-cracolândias da Capital.
Pelo andar da carruagem (das motosserras) e da postura de Poderes e de órgãos de fiscalização, essa colocação só tende a piorar e as pessoas/contribuintes a sentirem mais as nefastas consequências.