O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) esteve no município de São José de Lagoa Tapada para esclarecer dúvidas sobre programa de controle populacional de animais e falar da importância de expandir a iniciativa para municípios vizinhos. Também foi realizada visita ao Instituto Federal da Paraíba, em Sousa, para conhecer a estrutura e debater a possibilidade de ampliar parcerias para castração de animais.
O Conselho foi representado nesta agenda no Sertão paraibano pelo presidente José Cecílio. A reunião ocorreu atendendo a um pedido do prefeito de São José de Lagoa Tapada, Coloral, e também contou com a presença de secretários municipais.
São José de Lagoa Tapada desenvolve um programa de controle populacional com a realização de castrações na cidade de Sousa no Instituto Federal da Paraíba. A ideia é montar um espaço para que as castrações sejam realizadas no próprio município.
“Como órgão consultivo, sempre estamos à disposição das gestões municipais para levar informações e esclarecer dúvidas. Estamos atuando ativamente para que mais cidades implantem programas de controle populacional de animais, pois além de diminuir o abandono e assegurar o bem-estar do animal, a ação evita a proliferação de zoonoses”, disse.
Na Paraíba, 14 projetos desenvolvem ações para garantir o controle populacional e evitar o aumento do abandono nas cidades, através da castração, da prática de esterilização cirúrgica e ações educativas divulgando o conceito de posse responsável.
IFPB de Sousa – José Cecílio também visitou o IFPB de Sousa para saber mais sobre os procedimentos cirúrgicos de castração de animais, verificar a estrutura utilizada e ainda debater a possibilidade de expandir a parceria com outros municípios.
“Temos que estimular que mais prefeitos implantem programas ou firmem parcerias para castração de animais. Estamos falando de um problema de saúde pública, que precisa ser debatido com urgência para que a gente chegue a uma solução definitiva”, defendeu o presidente.