Aulas acontecem na comunidade Serrote Baixo a partir do dia 9 de junho
O projeto Milagre Sertão, reconhecido por sua dedicação em auxiliar famílias carentes no interior do Nordeste, inicia na cidade de Algodão de Jandaíra uma oficina gratuita de Corte e Costura voltada para mulheres na comunidade de Serrote Baixo. A iniciativa faz parte de uma série de ações previstas para acontecer no município em 2024.
“Construindo Sonhos, Construindo Futuro” é o primeiro dos cursos profissionalizantes a serem realizados em Algodão de Jandaíra e terá a duração de três meses, com aulas quinzenais. Esta é a fase inicial do projeto na comunidade. Ao longo da ação, serão realizados cursos, como Produção de Mel, Oficina de Bolos e Biscoitos, Oficina de Barbearia, Aquaponia e Construção de Fossas, todos ofertados gratuitamente para incentivar a geração de renda das famílias.
Dona Maria José Prado é voluntária no projeto e responsável pela oficina de Corte e Costura. Ela destaca que o objetivo não é apenas a capacitação profissional, mas proporcionar maior empoderamento às mulheres participantes. “Esse projeto, que envolve o tricô, o crochê e o artesanato, tem como principal objetivo fazer com que, pela arte de corte e costura, essas mulheres tomem consciência da força e capacidade dentro de si”, ressalta Dona Maria.
As oficinas começarão oficialmente no dia 9 de junho e contam com 14 participantes já inscritas. A meta é que, ao final do primeiro período, as alunas estejam capacitadas para disseminar o conhecimento adquirido e ajudar outras mulheres na comunidade. “Se saírem cinco multiplicadoras, já está de bom tamanho para o nosso objetivo. Esperamos que passem o conhecimento para frente. E continuamos em busca dessa conquista para que essas mulheres possam ter uma independência econômica”, pontua.
No decorrer da ação, que será realizada de forma contínua, a população de Algodão de Jandaíra será beneficiada com atendimento psicológico e odontológico, além de outros serviços gerais e atividades recreativas para as crianças.
Os interessados em ajudar o Milagre Sertão podem contribuir como doadores mensais ou avulsos, ou ao adquirir os produtos disponíveis na Lojinha do Milagre. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo Instagram @milagresertao.
Sobre o Projeto Milagre Sertão — Criado em 2013 com o intuito de atender famílias desassistidas do interior paraibano, o Projeto Milagre Sertão tem sede em João Pessoa (PB) e atende famílias sem recursos no interior nordestino, promovendo soluções sustentáveis contra os efeitos da seca. A implantação de cisternas e a realização de cursos de capacitação para melhor aproveitamento de recursos naturais, doações de alimentos, roupas, brinquedos, atendimento médico e odontológico, produtos de necessidades básicas, recreação e oficinas de artesanato são algumas das iniciativas do projeto nas comunidades atendidas. Em dez anos de atuação, o projeto já atendeu mais de 20 cidades, alcançando mais de cinco mil pessoas. A sede do Projeto Milagre Sertão fica na Rua Antônio Rabelo Júnior, nº 81, Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações podem ser obtidas no site milagresertao.org, pelo telefone (83) 3021-9891 e nos perfis do Instagram @milagresertao e @lojinhadomilagre.