A equipe do Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) participou na semana passada da ação do Maio Amarelo junto ao Sest Senat na unidade de João Pessoa. A atividade foi realizada na empresa Transnacional, e constou de com palestras de conscientização, atendimentos de saúde e apresentação do Programa Ambiental do Transporte.
Na ocasião, a coordenadora do Despoluir, Samara Bezerra, falou sobre a importância do Programa Ambiental e distribuiu brindes do Programa aos funcionários da empresa, juntamente com o técnico da Paraíba, Pablo Sérgio da Silva.
O Sest Senat encerrou as ações do Maio Amarelo com mais de 274 mil atendimentos para trabalhadores do transporte e para a comunidade em geral em quase 700 pontos do país. As ações foram realizadas em empresas de transporte, terminais de cargas e de passageiros, pontos de parada e postos de combustíveis. Os profissionais das unidades operacionais levaram conscientização e orientações sobre o papel de cada um para a construção de um trânsito mais seguro.
Sob o tema “No trânsito, escolho a vida”, a campanha deste ano teve como apoiadores centrais da campanha, que contou com esforços do Observatório Nacional de Segurança Viária, do Ministério dos Transportes e do Ministério das Cidades.
Aplicação do SOAT nas empresas de JP e CG
Também na Paraíba, o Despoluir esteve em empresas de transportes de João Pessoa e Campina Grande. Juntamente com as engenheiras ambientais da TMP Ambiental, Tatianne Cabral e Yassodhara Brandão, foram aplicados os questionários do Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT) e do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), ambos com o objetivo expandir as ações de sustentabilidade dos segmentos de cargas e passageiros.
Segundo a coordenadora do Despoluir, Samara Bezerra, as empresas já estão recebendo a nova versão do SOAT. “Estamos aplicando pela primeira vez a nova versão do Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador nas empresas de transportes do estado da Paraíba. Está sendo muito enriquecedor, tanto para mim, que estou fazendo a aplicação do questionário, quanto para os encarregados das empresas em saber que poderão realizar mudanças para melhoria de sua empresa em prol do meio ambiente”, revelou.
No questionário são abordados assuntos sobre o descarte correto de resíduos, sejam eles resíduos comuns ou perigosos, a importância de ter um SAO (Separador de Água e Óleo), além dos descartes de materiais. “Reforçamos também a questão da logística reversa, visto que agora é obrigatório por lei que alguns itens sejam devolvidos para a empresa na qual foi comprada para destinação correta ou reuso. Com isso, conscientizamos e incentivamos as empresas para que tenhamos um ambiente limpo e sustentável”, explica a coordenadora.
As empresas de João Pessoa que receberam a visita do Despoluir foram: Brisa Mar/Sonho Dourado, TR Transportes, Expresso Guanabara, Rio Tinto e Transnacional/Reunidas/Santa Maria. Em Campina Grande, o Despoluir esteve nas empresas Nacional/Transnacional, Cabral, São José/Transpassos e RM Transportes (Águia).
O Despoluir ainda visitará mais oito empresas na Capital: Águia Turismo, PB Rio, Real, Paraíba Turismo, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião, Transnacional Fretamento e Transnacional Cabedelo.
O Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT) é uma ação desenvolvida de forma gratuita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por meio do Programa Despoluir das federações de transportes.