Há 195 anos, era promulgada no dia 11 de agosto a lei que criou os primeiros cursos jurídicos no Brasil (em São Paulo e em Olinda), num reconhecimento inconteste dos legisladores ao Direito como base da cidadania e consolidação de um Estado soberano.
Ao longo desses quase dois séculos, essa data se tornou comemorativa como o Dia do magistrado, Dia do advogado, Dia do estudante do Curso de Direito ou mais comumente, Dia do Jurista, que nesse cenário, tem o Oficial de Justiça como importante ator.
“Somos nós, Oficiais de Justiça, os responsáveis por concretizar a prestação jurisdicional, um verdadeiro elo entre o Judiciário e a sociedade, e por isso mesmo, o lado mais humano do Judiciário”, afirmou o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba, Joselito Bandeira.
Ele acrescentou que na categoria há inúmeros bacharéis em direito, inclusive com pós- graduação e mestrado e que o Sindojus-PB tem como permanente bandeira de luta viabilizar cursos de formação em diversas áreas junto a instituições como Ea scola Superior da Magistratura e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba.
“Com isso ganham os OJ’s, que evoluem profissionalmente, inclusive com progressão funcional, bem como os jurisdicionados, que têm uma cada vez melhor prestação de serviços”, concluiu, parabenizando todos os operadores do direito e todos os estudantes, mesmo que de outros cursos, pela passagem da data.