Skip to content Skip to footer

Diretor Financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone, vai se tornar cidadão pessoense

Diretor Financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone, vai se tornar cidadão pessoense

Cidadão paraibano desde 2021, quando foi agraciado com o Título de Cidadania, e também condecorado com a Medalha Epitácio Pessoa — maior honraria da Assembleia Legislativa da Paraíba —, o diretor financeiro da Itaipu Binacional e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nóbrega, será novamente homenageado, desta vez no município de João Pessoa. A Câmara Municipal aprovou o Decreto Legislativo nº 1539 que concede a ele o Título de Cidadão Pessoense. O projeto, de autoria do vereador Bruno Farias, foi aprovado por unanimidade. 

A sessão solene de entrega da honraria será realizada no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa no dia 15 de março, a partir das 14h30. Na justificativa da homenagem, Bruno Farias ressaltou o trabalho do homenageado no desenvolvimento de uma matriz energética limpa e sustentável para João Pessoa. “Filho e neto de paraibanos, André contribuiu muito para a expansão do nosso parque industrial, com grande destaque para as usinas solares e eólicas”, disse o vereador. Para o parlamentar, a concessão do Título de Cidadão Pessoense a André Pepitone reforça o compromisso da Câmara Municipal de João Pessoa em reconhecer e valorizar os profissionais que contribuem para o desenvolvimento do município e do país como um todo.

Reconhecimento — O deputado estadual de São Paulo Arnaldo Jardim (CIDADANIA) parabenizou a iniciativa de Bruno Farias. Arnaldo, que é presidente das Frentes Parlamentares do Setor Sucroenergético e pela Energia Limpa e Renovável e figura presente em diversos eventos voltados para o setor. “Gostaria de registrar profunda admiração e reconhecimento pelo homem público que é André Pepitone, eminente especialista do setor de energia, referência como diretor de Agências Reguladoras e merecedor dessa honraria”, destacou, em um documento enviado à Camara de João Pessoa.

Condecorações — Filho e neto de paraibanos, Pepitone já recebeu Título de cidadão Paraibano, em 2021. Na mesma ocasião, recebeu a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em reconhecimento aos seus serviços prestados. Além disso, ele também foi agraciado com a Comenda da Ordem de Rio Branco, no Grau Comendador, concedida pelo presidente da República, pelos relevantes serviços prestados ao país.

No mesmo ano, o Global Council of Sustainability & Marketing e o Fórum das Américas conferiram a Pepitone o título de Personalidade do Ano 2021 em Energia. Ele também recebeu títulos de cidadania em Campina Grande e Santa Luzia e Pombal.

Em 2020, ele recebeu o Prêmio 100 Mais Influentes da Energia na categoria “Personalidades Públicas”, concedido pelo Grupo Mídia e pela revista Full Energy, conhecido como o “Oscar da Energia”. E também recebeu a Medalha de Defesa Civil pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo. Em 2019, Pepitone recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pelo Comandante da Marinha, bem como o Prêmio ABAR Personalidade Física, honraria máxima conferida pela Associação Brasileira de Agências de Regulação, em reconhecimento à sua importância no cenário regulatório brasileiro. Em 2018, Pepitone recebeu o Prêmio 100 Mais Influentes da Energia na categoria “Personalidades Públicas”.

Carreira — André Pepitone é engenheiro civil pela Universidade de Brasília — UnB, especialista em Ciências Geotécnicas, também pela UnB, e possui MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington, nos Estados Unidos. Entre agosto de 2018 e maio de 2022, exerceu o cargo de diretor-Geral da ANEEL, agência reguladora do Setor Elétrico. Foi diretor da ANEEL por dois mandatos consecutivos de quatro anos, entre agosto de 2010 a agosto de 2014 e entre agosto de 2014 a agosto de 2018.

É membro efetivo do conselho diretivo da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, entidade que reúne 27 Agências reguladoras de 20 países da Ibero-América. Exerceu a presidência da ARIAE entre 2018 e 2022 e a vice Presidência entre 2015 e 2018. Entre outubro de 2020 e maio de 2022 foi vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR. Seus principais interesses de pesquisa incluem políticas energéticas para energias renováveis, inovação e redes inteligentes, caminhos de modelagem em direção a sistemas energéticos sustentáveis e liberalização dos mercados de energia.

Pepitone também possui vasta experiência em participação em eventos e palestras internacionais sobre o setor de energia e tecnologias sustentáveis. A lista de eventos inclui participação em conferências e reuniões em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Com amplo conhecimento sobre os aspectos regulatórios, políticas de descarbonização, inovações no setor elétrico e mobilidade elétrica e experiência em eficiência energética, redes inteligentes e tecnologias sustentáveis, suas participações em eventos internacionais demonstram sua relevância e destaque no setor de energia.

A entrega do Título de Cidadão Pessoense se dará de forma híbrida com transmissão nos canais oficiais de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa: TV Câmara (canal aberto 6.2 e Net 23); Rádio Câmara FM 88.7; Youtube (tvcamarajp) e Portal da CMJP (www.joaopessoa.pb.leg.br)

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.