Uma análise à luz do direito sobre aquecimento global e a emergência climática vista na atualidade no Brasil e no mundo. É com essa abordagem que o advogado e especialista em direito ambiental Boisbaudran Imperiano lançou mais um livro como coautor, aumentando a produção literária que ele traz na área.
‘Direito, Educação e Princípios: Emergência Legal em Diálogos Interdisciplinares’ é o título da obra coletiva que possui 330 páginas em 12 capítulos. Boisbaudran Imperiano é autor do quinto capítulo abordando o tema: emergência climática: tutela legal & mudanças climáticas globais.
O lançamento aconteceu na sala de mestrado do Campus do Unipê na última semana, em João Pessoa. A obra foi impressa e distribuída pela Editora do CCTA/UFPB (Centro de Comunicação, Turismo e Artes) em agosto deste ano.
O capítulo sobre emergência climática traz um apanhado de como começou essa preocupação a nível internacional e a tutela do direito em relação às mudanças climáticas. “Eu falo sobre as Convenções da ONU sobre meio ambiente e em especial sobre as mudanças climáticas desde a Eco 92, faço uma análise sobre essa questão legal e de como é tratado a nível de direito internacional a questão das mudanças climáticas”, explica o advogado.
No capítulo que escreveu, ele também conta que analisa o último relatório técnico na área. “O chamado AR6 apresenta conclusões muito sérias em relação às consequências do aquecimento global”, pontua.
Dentre os autores e autoras do livro estão juristas, professores e pesquisadores. Todos os coautores são colaboradores do Programa de Pós-graduação em Direito – PPGD e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação, Filosofia e Direito – GPLEFD, ambos do UNIPE.
Sobre o autor
Boisbaudran Imperiano, além de advogado e biólogo, é fundador e presidente da Academia Paraibana de Direito (APD), também, é Acadêmico da Academia Paraibana de Letras Jurídicas – APLJ e da Academia Paraibana de Poesia (APP). Ele é pós-graduado em Direito Ambiental, em Direito do Trabalho, em Análise e Gestão Ambiental e em Administração Hospitalar; É ainda professor, Mestrando em Direito & Desenvolvimento Sustentável-UNIPE e aluno do Doutorado em Direito Laboral na UBA. Como escritor na área de meio ambiente e direito ambiental, já acumula 15 livros técnicos publicados nessas áreas.