Skip to content Skip to footer

Governo estuda permitir obtenção de CNH sem aulas obrigatórias em autoescolas

Governo estuda permitir obtenção de CNH sem aulas obrigatórias em autoescolas

O governo federal estuda flexibilizar as exigências para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), retirando a obrigatoriedade de aulas em autoescolas. A proposta foi anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e será submetida à análise do presidente Lula. A principal justificativa é reduzir os custos do processo para os candidatos.

Com a mudança, o candidato ainda precisará ser aprovado no exame prático do Detran, mas poderá aprender a dirigir sem a exigência de aulas formais em centros de formação de condutores. A pessoa poderá escolher entre contratar um instrutor autônomo ou ser acompanhada por alguém habilitado, com maior autonomia para definir a carga horária e os métodos de preparação.

A proposta também prevê que o treinamento possa ser feito em veículo particular ou do instrutor, dispensando a exigência de carro adaptado. O aprendizado, no entanto, deve ocorrer em locais privados ou controlados. Caso o candidato pratique em via pública sem o devido acompanhamento, poderá ser penalizado.

Segundo o Ministério dos Transportes, a medida será implantada inicialmente para as categorias A e B, que correspondem a motos e carros de passeio. A expectativa é tornar o processo mais acessível, especialmente para pessoas de baixa renda, mantendo a exigência da avaliação prática como critério de segurança.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.